Botafogo

Anaf repudia declaração de Textor, dono da SAF do Botafogo

Textor afirmou após a partida diante do Bragantino que tem áudios gravados de árbitros reclamando de não terem recebido propina. 

Foto: Vitor Silva/Botafogo

A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) emitiu uma nota oficial repudiando as declarações de John Textor, acionista majoritário da SAF do Botafogo. O empresário norte-americano afirmou ao “O Globo” que teria gravações de árbitros reclamando por não ter recebido propina. 

A entidade divulgou uma nota oficial rebatendo as afirmações do americano, ela foi assinada por seu presidente, Salmo Valentim, a Anf afirmou que, caso não tenha provas, John Textor deve ser banido do futebol. No comunicado, a entidade afirmou que a declaração do americano foi “irresponsável e leviana” e “A arbitragem brasileira é formada por homens e mulheres de bem! E John Textor deveria ao invés de atacá-la, trabalhar e cobrar da CBF sua profissionalização.”

Textor havia concedido entrevista após a vitória do Botafogo sobre o Bragantino por 2 a 1, no jogo de ida, válido pela terceira fase da Pré-Libertadores.  Onde o acionista afirmou ter áudios gravados de árbitros reclamando de não terem recebido propina. 

– Alguém dizer que não há corrupção no Brasil, quando eu tenho juízes gravados reclamando de não terem suas propinas pagas… Talvez a CBF não devesse me processar. Eu não acusei o Ednaldo (Rodrigues, presidente da CBF). Nunca disse nada sobre ele. Ele não é um corrupto. Ele é um homem que comanda uma organização que provavelmente precisa administrar melhor a corrupção externa. Porque é uma batalha contra fatores externos. É uma batalha que existe e está aqui. Houve manipulações e erros em 2021, 2022, 2023, e nós temos provas – Afirmou John Textor após a partida entre Botafogo e Bragantino. 

Vale lembrar que o norte-americano responde a um processo judicial movido pelo presidente da CBF Ednaldo Rodrigues por conta das declarações dadas após a derrota por 4 a 3 para o Palmeiras. Textor foi acionado na Justiça Comum e na Desportiva após criticar Ednaldo ainda no campo de jogo e afirmar que houve “corrupção e roubo” no Brasileirão.

Confira a nota completa

A ANAF – Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, repudia com veemência as acusações infundadas e totalmente descabidas do empresário John Textor, dono da SAF do Botafogo, que sabe-se lá por que não de hoje abriu “guerra” contra a arbitragem brasileira.

Questionar a atuação dos árbitros no campo de jogo por uma falta não marcada, um pênalti deixado de ser assinalado ou uma advertência aplicada de maneira equivocada é uma coisa, afinal de contas somos seres humanos. Agora, dizer que na arbitragem brasileira há árbitros que se “vendem”, é uma acusação gravíssima que põe em xeque não só a categoria, como também toda a estrutura da CBF.

“SE JOHN TEXTOR NÃO PROVAR O QUE DISSE, ELE TEM QUE SER BANIDO DO FUTEBOL BRASILEIRO! NÃO HÁ OUTRO CAMINHO E, DIANTE DO QUE ELE DISSE, AS INSTITUIÇÕES PRECISAM AGIR”.

É inaceitável que um dirigente responsável por um dos mais importantes clubes do futebol nacional tome uma atitude pequena e lamentável como essa. Como representante legítima dos árbitros, a ANAF vai tomar todas as ações necessárias para que ele possa esclarecer suas declarações e iremos buscar todos os meios para que esse péssimo exemplo não se repita.

A arbitragem brasileira é formada por homens e mulheres de bem! E John Textor deveria ao invés de atacá-la, trabalhar e cobrar da CBF sua profissionalização. Isso é melhor do que falar besteiras, sem provas, na imprensa.

Salmo Valentim

Presidente da ANAF”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo