É bastante comum no futebol brasileiro que um atleta de base queime etapas necessárias para chegar ao time profissional. Isso acontece por necessidades financeiras, montagem de elenco e má administração do futebol de um clube.
O Grêmio vem se destacando nos últimos anos por sua “fábrica de pontas”. Pedro Rocha, Everton Cebolinha, Pepê, Ferreira… atletas que se sucederam, atuando em uma mesma posição e dando muita qualidade ao Tricolor.
Os destaques não surgem só na ponta esquerda. Isso fica ainda mais evidente na atual temporada. Darlan, Chapecó, Léo Pereira, Ruan e outros garotos mostram que o clube está bem servido em praticamente todas as posições.
Outro grande mérito é o planejamento para a inserção desses jovens no elenco principal. Dificilmente queimam etapas, e são adaptados aos poucos para que não necessitem de ser protagonistas em tempo de serem, ainda, coadjuvantes.
Esse fator é fundamental tanto para o desenvolvimento individual do atleta, quanto para o retorno técnico que o mesmo conseguirá entregar ao clube antes de uma possível venda, que tem seu valor potencializado em casos como esse.
Confira a análise sobre os principais destaques da base do Tricolor dos Pampas, que tem ótimos garotos em condições de ajudarem na longa e densa temporada de 2021.