Campeonato Gaúcho

Análise: As jogadas ensaiadas de Tiago Nunes

Tiago Nunes tem implementado seu estilo de jogo no Grêmio (FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

Tiago Nunes está com um ótimo começo de trabalho no Grêmio. O treinador que chegou para substituir o ídolo Renato Portaluppi tem conseguido boas vitórias pelo Campeonato Gaúcho e já deixou a equipe praticamente classificada para o mata-mata da Copa Sul-Americana

Aos poucos o treinador está implementando o estilo de jogo que pensa para a equipe. E isso já pode ser visto dentro de campo. Além da expectativa do técnico recuperar Jean Pyerre, que treinou na base, Tiago fez alguns jogadores contestados voltarem a jogar bem. Veja no vídeo abaixo!

Um deles é Matheus Henrique. O volante que estava em má fase com Renato voltou a ser decisivo, participando ativamente da vitória contra o Lanús pela Sula.

Inclusive, a subida de volantes ao ataque é uma das novas características do time gremista. Tiago tem conseguido padronizar algumas jogadas que encontram os meio-campistas livres.

E como isso funciona? Tiago posiciona o centroavante entre os zagueiros e puxa os ponteiros para estarem próximos da área. Desta forma, “prende” os volantes na marcação. Com os zagueiros preocupados com o centroavante e os laterais com o ponta, sobra espaço para que a bola chegue nos laterais do Grêmio. Eles recebem livre e cruzam na área. Um volante faz a progressão e infiltra entre os zagueiros que estão marcando o centroavante.

Este tipo de lance ficou claro na partida contra o Lanús. E já tinha sido usado nos confrontos contra o Caxias, pelo Gaúcho, e Aragua, pela Sula. Parece o tipo de jogada trabalhada e não uma que acontece de forma aleatória dentro da partida.

Aos poucos Tiago vai colocando seu trabalho em prática. Terá o Gre-Nal da final do estadual pela frente. Se vencer o maior rival, terá ainda mais paciência por parte da torcida para tocar este bom início de trajetória no clube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo