Seleção Brasileira

Análise: Brasil tem a bola, mas falta inovação para superar a Venezuela

Foto: Pedro Vilela/Getty Images

Brasil consegue ter o domínio do jogo, mas o fator criatividade esteve escasso no simples empate com a Venezuela, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo

Foto: Pedro Vilela/Getty Images

O Brasil pouco transformou os mais de 70% de posse de bola em chances reais de gols e só empatou com a Venezuela por 1 a 1, na última quinta-feira, na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela terceira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A atuação já liga o alerta e preocupa para a sequência da competição.

+ Leia as notícias da Seleção Brasileira

O primeiro e segundo tempo de um ataque contra defesa. O Brasil tinha a bola, mas encontrou dificuldades para furar o bloqueio que a Venezuela fez na frente da área – em alguns momentos com até seis jogadores. Além da baixa inspiração do setor ofensivo, o time de Diniz sofreu com o ferrolho venezuelano, que saiu apenas nos contra-ataques.

Em 2021, nas Eliminatórias para o Catar, o time ainda comandado por Tite também penou para marcar no jogo como mandante, no Morumbi. Venceu por 1 a 0, com gol marcado por Firmino também no segundo tempo. No retrospecto total, porém, são 17 vitórias e dois empates. O último havia sido em 2009. Além disso, a Seleção cometeu muitos erros técnicos (o que pode ter influência do campo ruim). Ao fim da partida, um torcedor jogou pipoca em Neymar, que desceu para o vestiário irritado.

O gol da Seleção saiu de uma jogada de bola parada. Gabriel Magalhães aproveitou a bobeada e colocou a bola na rede. Se não fosse o gol de Bello nos minutos finais, seria a mesma jogada que salvou o Brasil contra o Peru. Escanteio pela esquerda, zagueiro entrando como flecha e gol. Ainda é, mas o estilo de jogo de Diniz ainda precisa de tempo para ser implementado, porém precisa inovar em suas escalações.

Com o resultado, a equipe canarinho vai a sete pontos e agora está na vice-liderança das Eliminatórias para o Mundial do Canadá, Estados Unidos e México. A Argentina, com 100% de aproveitamento, lidera com nove pontos. A Venezuela, por sua vez, está agora com quatro pontos e ocupa a sexta colocação. O Brasil volta a campo na próxima terça-feira (17), contra o Uruguai, no Centenário, em Montevidéu.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo