Flamengo

Análise: eficiente e seguro na defesa, Flamengo volta a ser competitivo em estreia de Tite

Tite no comando do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

O Flamengo não foi brilhante, e nem precisou ser, para vencer o Cruzeiro dentro do Mineirão e entrar no G4 do Campeonato Brasileiro. Na estreia de Tite, o Rubro-Negro demonstrou organização, eficácia e segurança defensiva, o necessário para ser competitivo, algo raro ao longo da temporada de 2023.

+ Atuações ENM: Laterais são destaques em vitória do Flamengo; Veja notas

+ Flamengo vence Cruzeiro na estreia de Tite, mantém hegemonia no confronto e entra no G-4

Uma vitória tranquila, que já demonstra dedos de Tite, principalmente no setor defensivo. Mesmo longe de seus domínios, o Flamengo pouco sofreu e quase não foi exigido pelo Cruzeiro. Tirando uma grande defesa de Rossi nos minutos iniciais, o time mineiro praticamente não incomodou, muito por conta da inferioridade técnica, mas também por mérito da defesa rubro-negra.

Não que o jogo tenha tido um amplo domínio do Flamengo. O time mineiro teve maior ímpeto em diversas partes da partida, no entanto não conseguiu ser efetivo. Foi refém de bolas aéreas, a maioria cortada pelos zagueiros do Fla, e dos chutes de longa distância, que não assustaram. A boa atuação da linha defensiva indica que Tite começa a organizar a equipe de trás pra frente.

Ao mesmo tempo, o ataque conseguiu ser efetivo quando teve as oportunidades. As chegadas dos laterais ao ataque em movimentos coordenados foram fundamentais para os gols. O primeiro veio da esquerda, com Ayrton Lucas, que teve frieza para aproveitar a falha da zaga cruzeirense e abrir o placar. Minutos depois, Wesley subiu pela direita e sofreu o pênalti convertido por Pedro.

+ Para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Ser avassalador e protagonista com certeza não está nos planos de Tite neste início de trabalho. O próprio treinador admitiu em entrevista coletiva que a primeira semana serviu para pequenos ajustes e para uma aproximação maior com os atletas. O resultado positivo somado a uma atuação segura, no entanto, trazem paz e confiança para a sequência no ano.

A estreia contundente de Tite coloca o Rubro-Negro firme na classificação direta para a Libertadores, principal objetivo nesta reta final de temporada. A segunda exibição do Flamengo de Tite acontece já no próximo domingo (22), contra o Vasco, às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, pela vigésima oitava rodada do Brasileirão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo