Grêmio

Análise: Grêmio precisa se reconstruir para a Série B e fortalecer os laços com a torcida

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

O Grêmio teve seu rebaixamento decretado na última rodada do Brasileirão (dia 19 de dezembro), após um 4 a 3 contra o Atlético Mineiro, na Arena. Entretanto, a queda não surpreendeu os torcedores, que viram o time na zona de rebaixamento desde a segunda rodada da competição.

Durante toda a temporada o Grêmio teve problemas dentro do campo e na diretoria, que sempre negava as evidentes dificuldades do clube e utilizava o argumento do superávit. Depois de reclamações sobre o goleiro, Paulo Victor e o treinador, Marcos Herrmann chegou a dizer que a torcida não via nada do que ocorria nos treinos do time e chegou utilizar a expressão “torcedor comum”.  

Mesmo com o time rebaixado no Campeonato Brasileiro, uma folha salarial inchada, jogadores insuficientes e a promessa quebrada sobre a compra da Arena, a direção pretende dar continuidade no trabalho. O vice de futebol, Dênis Abrahão deve ser confirmado para o cargo em 2022. O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan continuará com sua gestão, apenas o CEO, Carlos Amodeo deve sofrer retaliação pelo péssimo ano do clube.  

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Além dos problemas entre os dirigentes, o time obviamente não correspondeu. Jean Pyerre fracassou pelo terceiro ano seguido, o tricolor foi massacrado nas Copas, Douglas Costa retornou ao Grêmio e foi uma decepção, e o time terminou o campeonato em décimo sétimo com 43 pontos e 37,7% de aproveitamento.

Poucos jogadores foram dispensados e muitos já demonstraram desejo de permanecer, mas é mais complicado do que apenas desejo, já que a folha salarial atualmente é cerca de 15 milhões, e precisa baixar para a segunda divisão. Vanderson será vendido, Diego Souza deve permanecer, Rafinha quer ficar no clube, mas é necessário fazer uma limpa em atletas menos importantes e que atrasam o crescimento dos guris da base.

Dênis Abrahão ainda garantiu a manutenção do treinador, Vagner Mancini, para a Série B de 2022. A insatisfação da torcida é clara, pois ela sente-se ignorada por dirigentes incapazes de compreender a gravidade da situação do Grêmio. Por isso, mudanças precisam ser feiras para uma melhoria do tricolor em 2022, e isso inclui uma aproximação do clube com os torcedores e troca nos cargos importantes do tricolor.  

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo