AO VIVO: Acompanhe a coletiva de apresentação de Dorival Júnior na Seleção

(Foto: Staff Images / CBF)

Confira a coletiva de apresentação do treinador da Seleção Brasileirea

(Foto: Staff Images / CBF)

Dorival Júnior será apresentado pela CBF nesta quinta-feira (11). Confira todos os trechos da entrevista.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

ACABOU!
Fim da coletiva de apresentação de Dorival na Seleção. Até a próxima 👋😃🇧🇷

CONVOCAÇÃO PARA COPA AMÉRICA (MEIO DO BRASILEIRÃO):
– Sofri bastante com tudo isso, mas nunca tirei a possiblidade de um profissional estar à frente do seu maior sonho. Em 2016, o Santos disputando a ponta do Campeonato Brasileiro. De repente, nas Olimpíadas perdemos o Gabigol, Zeca e Thiago Maia. Na sequência, Copa América, mais três jogadores do Santos convocados. Foi um problema muito sério, e o Santos ainda conseguiu um vice-campeonato daquela competição. Sei o quanto pesa a saída desses jogadores, mas o quanto são importantes na Seleção. Temos que ter equilíbrio entre necessidade e a vontade do seu clube. Mas não é fácil. Já vivi o outro lado e agora vou ter que pensar dessa forma e me colocar na situação do outro treinador, do lado oposto. Não são situações fáceis.

PROFESSOR 🇧🇷🫡

Dorival Júnior em apresentação na Seleção Brasileira | (Foto: Staff Images / CBF)

E CLARO, SE REAPROXIMAR COM O TORCEDOR
– Tite fez um dos trabalhos mais bonitos dos últimos anos em relação a uma seleção. Infelizmente, acabaram não acontecendo nas duas Copas. Mas foi trabalho de altíssimo nível, temos que enaltecer e muito. Acredito que ele tenha feito o máximo possível para encontrar um pouco mais essa aproximação com o torcedor. Conto muito com a presença e participação de vocês, com sugestões e ideias, para mudar um pouco esse contexto. Para fazer com que a Seleção seja realmente a Seleção do povo brasileiro. O camarada perdeu o carinho e amor pela seleção brasileira. Temos que mudar isso. Só vamos mudar quando parar de dividir, temos que somar esforços.

BUSCAR A CONFIANÇA
– A recuperação da confiança vai acontecer com treinamentos, com jogos, vitórias. Temos que trazer o torcedor para mais perto da seleção. É um trabalho de formiguinha, que queremos de todos vocês.

VAI CONVOCAR JOGADORES QUE JOGAM AQUI NO BRASIL?
– Às vezes temos uma referência lá fora, que passa a ser muito melhor que o Campeonato Brasileiro, mas temos que repensar isso. Às vezes o nosso campeonato é muito mais difícil do que muitos lá fora. Se preparem, vou contar com muitos jogadores que estejam aqui dentro. Não tenho dúvidas, desde que tenham merecimento para uma convocação. Vou tentar fazer o máximo para que não erre, quer esteja na Inglaterra, Itália, Portugal e aqui dentro. Eles têm que saber que disputam um dos campeonatos mais difíceis e disputados do mundo.

BRASIL vs NEYMAR
– Brasil tem que aprender a jogar sem o Neymar. Porque agora ele tem uma lesão. Mas nós temos um dos três maiores jogadores do mundo, e depois vamos contar com ele.

DORIVAL COMENTA SOBRE A EXPECTATIVA DE ESTAR À FRENTE DA SELEÇÃO
– Em duas ou três oportunidades, meu nome foi ventilado e acabou não acontecendo. Quando surgiu dessa vez, da maneira como foi, também imaginei que fosse uma especulação natural de mercado pela saída do Fernando. De repente, se concretizou. Para mim, não criei expectativa, como havia criado anteriormente. Fato natural, você está envolvido. Mas procurei não criar expectativa e a partir do momento que recebi uma chamada, as coisas mudaram um pouco. Era sonho, era objetivo. Eu não saí do São Paulo. Eu não troquei o São Paulo. Estou vindo para uma Seleção. Não é um convite, é um chamado. Nenhum profissional em sã consciência deixaria de atender.

TUDO CERTO! ✍️✅

Dorival Júnior, novo técnico da Seleção Brasileira e Ednaldo Rodrigues | (Foto: Staff Images / CBF)

E A IMAGEM DA SELEÇÃO? COMO ESTÁ?
– O mais importante é voltar a encontrar uma estrutura que facilite essa recuperação. Eu sei que foram resultados complicados, o momento foi complicado. Eu imagino o esforço que o Fernando tenha feito para encontrar soluções. E às vezes com toda a entrega não consegue encontrar. Vamos fazer o melhor para encontrar um caminho. Vamos encontrar um equilíbrio para a partir daí termos outra conduta em busca da nossa classificação e de disputa direta de mais um título.

E A SAÍDA DO SÃO PAULO?
– Eu tinha meu contrato no São Paulo, todos os jogadores contratados foram com a concordância da diretoria. Nós montamos o São Paulo para que o treinador que chegar faça o que bem entender. São jogadores versáteis para termos elenco enxuto em condição de poder abastecer toda e qualquer situação.

DORIVAL FALA SOBRE O ESTILO DE JOGO
– Em todas as equipes, eu me adaptei à equipe. Nunca chego com sistema pré-estabelecido. Prefiro identificar o tenho à mão e depois empregar um sistema. Números para mim são relativos: 3-5-2, 4-3-3, para mim isso é balela. Quero defender com maior número possível e defender com o maior número possível de jogadores. Muito difícil falar agora entre os sistemas do Fernando, do Ancelotti, até porque eles estão em clubes. E dentro de uma seleção é um pouquinho diferente. Esse encaixe é fundamental, para que na prática as coisas deem encaixe.

DORIVAL FALA SOBRE A FASE DA SELEÇÃO BRASILEIRA
– Tudo pode ser aproveitado e acredito que uma reciclagem acabe acontecendo e proporcionando dificuldades um pouco maiores. Finalizamos uma Copa e logo em seguida iniciamos uma preparação para um momento seguinte. Natural que teríamos dificuldades. Não imaginávamos que enfrentássemos tantas. Não quer dizer que podemos buscar algo diferente. O futebol não muda. Comportamentos precisam ser repetidos. Muito diferente de um clube: você joga hoje e amanhã já reapresenta buscando melhorar os erros. Todos encontram um caminho, temos que encontrá-lo também. Temos que acelerar esse processo. É buscar, rapidamente, ter uma equipe mais confiável, que passe essa segurança para nós.

DORIVAL FALA SOBRE A FASE DA SELEÇÃO BRASILEIRA
– Nosso momento é difícil. Mas nada que seja impossível de revertermos rapidamente. Quem tiver uma observação que possa nos ajudar, nós estaremos abertos. Para qualquer contato possível. Eu conto com todos vocês, para que o futebol brasileiro volte a estar num grande momento.

E TEM MAIS…
– Estou aqui para fazer a primeira convocação: a do torcedor brasileiro. Que acredite mais na seleção, que viva mais a seleção.

APRESENTAÇÃO DE DORIVAL
– Hoje estou aqui representando a seleção mais vencedora do planeta, a que inspira muitos no mundo inteiro. E tem obrigação de voltar a vencer. O futebol brasileiro é muito forte, se reinventa. Não pode passar pelo momento que está passando. Que sirva de lição para que possamos encontrar um novo caminho. Nós aprendemos com o futebol brasileiro o caminho da vitória. E precisamos reencontrar esse momento.

FALA, DORIVAL!
– É uma satisfação, estou sinceramente emocionado, depois de tudo que eu vivi, de tudo que eu passei. E principalmente nos últimos seis, sete anos, conseguindo vencer dois momentos de muitas dificuldades dentro da minha casa, do meu lar. A minha esposa com um câncer muito agressivo, logo em seguida eu também fui diagnosticado. Isso me fortaleceu ainda mais e pude repensar pontos da minha carreira. São praticamente 54 anos em que o futebol vive dentro da minha casa. Eu sou seis anos de idade, estou com 61 anos, com seis anos de idade eu já vivia dentro um vestiário da Ferroviária de Araraquara. Meu pai era diretor de futebol. E aquilo me chamava atenção, já estava dentro daquele garoto. Eu viajava com a delegação, acompanhava todos os treinos – disse.

Palco pronto!

(Foto: Staff Images / CBF)

Boa tarde, amigos! Confira todos os detalhes da apresentação de Dorival Júnior na Seleção Brasileira.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo