Conmebol Sul-Americana

Bahia perde novamente para o Defensa y Justicia e dá adeus à Copa Sul-Americana

Foto: AGUSTIN MARCARIAN/Getty Images

RESUMO

Fim do sonho baiano! O Bahia foi até a Argentina enfrentar o Defensa y Justicia e perdeu para os argentinos por 1 a 0, com gol de Brain Romero, e a equipe brasileira deu adeus ao sonho da vaga inédita às semifinais da Copa Sul-Americana. O gol de Romero foi marcado aos 42 minutos da segunda etapa e o atacante argentino fica marcado como o “algoz do Bahia”, por marcar três gols no confronto. O Bahia agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, no qual está em situação preocupante, onde luta para sair de perto da zona de rebaixamento.

O Jogo

O primeiro tempo começou bem equilibrado, com as equipes medindo forças no setor de meio campo em boa parte do tempo. Naturalmente, o Bahia se lançou ao ataque para buscar o gol pois estava em desvantagem no placar agregado, e, com os espaços deixados pelos avanços da equipe brasileira, o Defensa y Justicia construía suas chances ofensivas.

Contudo, o Defensa y Justicia não fez um primeiro tempo regular e foi facilmente dominado pelo Bahia. Na primeira etapa a equipe argentina chegou, apenas, duas vezes com considerável perigo. Numa dessas chances do Defensa, Isnaldo tentou finalizar de voleio e não ofereceu perigo, e na segunda chance, numa bola cruzada para à área, Juan Pablo Ramírez acabou desviando à bola para o próprio gol, mas Douglas estava esperto e defendeu em cima da linha.

No mais só deu Bahia. A primeira boa chegada da equipe brasileira foi aos 24 minutos, quando o Bahia já fazia uma blitz na frente do gol do Defensa e gerou muita pressão. Um minuto depois, Gregore cruzou para Ramírez dentro da pequena área, o colombiano recebeu, girou e, caindo, chutou forte para o gol e a bola saiu por cima, na primeira boa chegada do Bahia.

Aos 30 minutos houve a chance que quase culminou no gol do Defensa, onde Ramírez desviou para o próprio gol, e logo em seguida Douglas armou o contra ataque e Élber quase marca, mas Unsain saiu bem do gol e afastou à bola, que sobrou nos pés de Gregore que mandou da intermediária e à bola saiu em tiro de meta.

Ainda houve tempo para mais chegadas perigosas do Bahia. Aos 35 minutos, Juninho Capixaba percebeu a liberdade que tinha na entrada da grande área e chutou no canto esquerdo de Unsain, a bola passou perto do pé da trave e saiu. E aos 43 minutos, Rossi finalizou no travessão, a bola voltou para ele e, no rebote, o atacante do Bahia chutou em cima do adversário, e a bola saiu em lateral. Os brasileiros ficaram pedindo pênalti, mas o árbitro de vídeo checou e observou que a bola não havia tocado na mão do adversário.

Foto: Juan Mabromata – Pool/Getty Images

Na segunda etapa o que era organização do Bahia se transformou em afobação. Os erros que pouco apareceram na primeira etapa costumaram a surgir no segundo tempo. Num desses erros, Pizzini puxou o contra ataque e passou para Braian Romero que finalizou fraco no contra pé de Douglas e à bola foi para fora.

Mas o Bahia chegou com Élber, logo em seguida, exigindo boa defensa do goleiro Unsain. E o Bahia, ainda de forma afobada, chegava ao ataque aos trancos e barrancos. Aos 16 minutos, Rossi lançou bola para Gilberto que chutou no canto direito de Unsain e por pouco não abre o placar para os brasileiros.

O Defensa y Justicia respondia em cima dos erros do Bahia. Mais uma vez Braian Romero recebeu a bola com certa liberdade, limpou a marcação de Ernando e, livre, finalizou para boa defesa de Douglas.

Aos 25 minutos, o árbitro foi chamado para analisar uma situação ocorrida em campo. O fato? Rossi realizando gestos obscenos para a arbitragem e, com isso, o árbitro Eber Aquino expulsou direto o jogador brasileiro, deixando o Bahia com um jogador à menos. Mas durou pouco à inferioridade numérica do Bahia. Aos 28 minutos, Acevedo deixou o braço no rosto de Clayson em uma jogada rápida e como ele já tinha um cartão amarelo, recebeu o segundo e foi expulso de campo.

Com 10 jogadores de cada lado, seria a oportunidade de Mano Menezes ser incisivo e ousado para buscar o resultado. E foi! Colocou Gabriel Novaes, Clayson, Rodriguinho, Daniel, tirou zagueiros, volantes e…gol do Defensa y Justicia.

Pela tamanha exposição do Bahia, o Defensa y Justicia roubou a bola e saiu em contra-ataque, Rius lançou bola para Braian Romero, que recebeu em condição legal, ficou cara a cara com Douglas e não perdoou, mandou para o gol e, além de abrir o placar, classificava o time argentino para às semifinais da competição. O time argentino ainda apertou a defesa do Bahia mas o gol de Braian Romero deu números finais ao placar, que terminou 4 a 2 no agregado, e o Defensa y Justicia avançou, de forma inédita, para às semifinais da Copa Sul-Americana.

Foto: Agustin Marcarian – Pool/Getty Images

Destaque da partida

Positivamente, o Bahia jogou coletivamente bem, principalmente no primeiro tempo, no qual manteve organização e frieza nas atitudes, pecou apenas nas finalizações. Contudo, na segunda etapa, desmanchou-se em campo em virtude da necessidade em buscar o resultado e o Defensa soube neutralizar o time brasileiro.

Individualmente, Braian Romero se destaca, mais uma vez, como o cara do confronto. Buscou às jogadas ofensivas para o Defensa y Justicia, principalmente nos momentos de maior tensão, quando o Bahia pressionava, incessantemente, à defesa do time argentino. Braian Romero sai, deste confronto, como algoz do Bahia.

E agora?

Com a eliminação, o Bahia volta suas atenções única e exclusivamente para o Campeonato Brasileiro. Na Copa Sul-Americana, o Bahia repetiu seu maior feito que foi chegar às quartas de final. Em 2018 parou nesta fase para o Athletico-PR, e em 2020 também é eliminado nesta fase, agora para o Defensa y Justicia.

A equipe argentina avança, pela primeira vez às semifinais da competição e irá enfrentar Coquimbo Unido ou Júnior de Barranquilla nas semifinais. Importante frisar que nenhuma equipe brasileira estará nas fases finais da Copa Sul-Americana, pois todos já foram eliminados, e o Bahia era o único representante brasileiro nas quartas de final da competição.

Próximos compromissos

O Bahia volta a jogar no próximo domingo (20), contra o Flamengo no Estádio do Maracanã, às 18h15, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, no qual o Bahia está na 16ª colocação, com 28 pontos somados, três à frente do primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo