Em busca do primeiro passo por uma vaga na Copa do Mundo do Catar, Gana e Nigéria se enfrentaram, nesta sexta-feira (25), na cidade de Kumasi, em Gana. Apesar de criarem algumas chances, as equipes não conseguiram marcar e terminaram empatadas por 0 a 0. Esse placar deixa tudo em aberto para o segundo jogo.
Atuando em casa, a seleção de Gana partiu para tomar as primeiras inicativas do jogo, mas encontrava pela frente a forte marcação da Nigéria. Enquanto isso, os nigerianos tentavam se aproveitar da velocidade para assustar. No entanto, até aos dez minutos de jogo, nenhuma chance real de gol havia sido criada. Depois disso, Ayew teve a primeira chance, quando girou e finalizou, mas parou na marcação de Sanusi.
A Nigéria, usando justamente a velocidade, conseguiu espaço pelo setor esquerdo. No cruzamento para a área, Osimhen acabou não alcançando. A primeira boa oportunidade veio já além dos 30 minutos, quando Gyan foi lançado na frente e escorou para Fatawu chegar batendo. No entanto, o goleiro Uzoho, da Nigéria, fez grande defesa para evitar o primeiro gol. A Nigéria respondeu com Osimhen, que escorou cruzamento vindo da direita, mas o goleiro Wollacot defendeu.
Ainda no primeiro tempo, Aribo teve chance pelo setor direito quando recebeu na frente, conseguiu ganhar do marcador, mas finalizou por cima da meta. O jogador da Nigéria teve outra chance pouco depois, quando chegou pela direita e tentou cruzar para Iheanacho, mas a bola foi direta nas mãos do goleiro Wollacot. O primeiro tempo terminou mesmo no 0 a 0.
Na volta para o segundo tempo, as seleções não fizeram mudanças. A primeira chance foi de Gana, em um chute de Partey de fora de área, mas a bola pegou na zaga e foi pra fora. Nigéria teve boa chance apenas após os dez minutos, quando Iheanacho lançou para Aribo pela esquerda. O jogador bateu cruzado, mas o goleiro Wollacot fez boa defesa. Partey respondeu pela seleção de Gana em finalização de fora da área, mas mandou por cima.
Já depois dos 25 minutos, a seleção de Gana passou a pressionar em busca do primeiro gol. Em boa jogada pela direita, Kudus passou por dois marcadores e bateu, mas parou na defesa do goleiro Uzoho. Depois, em cobrança de escanteio, um desvio inicial tirou a zaga da Nigéria e, na sequência, Gyan não conseguiu finalizar. A Nigéria foi ao ataque se aproveitando de erro defensivo de Baba, que depois tocou com a mão na bola. O árbitro marcou pênalti, mas, após revisão do VAR, anulou a marcação por falta de Iheanacho sobre o defensor de Gana. Sem mais grandes chances, o jogo terminou mesmo em 0 a 0.
As duas seleções voltam a se enfrentar no próximo dia 29 de março, às 14hs (de Brasília), desta vez com mando de campo da Nigéria. Como o critério do gol marcado fora de casa é considerado para desempate, qualquer vitória ou empate com gols classifica a seleção de Gana para a Copa do Mundo. A Nigéria só vai para a Copa se vencer o segundo jogo. Outro empate sem gols leva a decisão para os pênaltis.
Confira como foi a transmissão em tempo real do Esporte News Mundo para Gana x Nigéria, duelo válido pela fase final das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.