A história foi feita! Nesta quarta-feira (2), o América-MG foi ao Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, e venceu o Guaraní-PAR, por 3 a 2, em um jogo marcado com muita emoção. A equipe paraguaia saiu na frente com Fernando Fernández e Marcos Cáceres, mas o Coelho virou o jogo com Wellington Paulista, duas vezes, e no último minuto com gol creditado contra do goleiro.
Com a partida histórica, o América agora está na terceira fase da pré-Libertadores e terá de esperar entre Barcelona-EQU e Universitário-PER, para conhecer o seu próximo adversário. O avançar de fase para o Coelho também garante US$ 600 mil em premiação, cerca de R$ 3 milhões na cotação atual,
Após a classificação na capital paraguaia, o Coelho volta a Belo Horizonte e tem pela frente a reta final da fase de classificação do Campeonato Mineiro. O próximo jogo do América será contra o Villa Nova, às 16h30, no Independência, pela nona rodada do Estadual.
O JOGO!
O time alviverde começou com a posse de bola e buscando criar jogadas ofensivas. A equipe do Guaraní tentava concatenar as jogadas em velocidade, tanto que em arrancada pelo meio da defesa do Coelho, Benítez avançou rapidamente e foi derrubado por Éder, dentro da área. A cobrança de pênalti foi convertida, aos 13 minutos, por Fernández, que abriu o placar para o time da casa.
Dois minutos depois, em cobrança de escanteio de Josue Colmán, a bola viajou para a grande área do time alviverde e Marcos Cáceres subiu de cabeça para ampliar o placar. No final do primeiro tempo, após a entrada de Pedrinho em lugar de Felipe Azevedo, o América conseguiu criar mais chances, mas sem muito perigo.
Na segunda etapa, o nível de jogo do América evoluiu bastante e o time pressionava cada vez mais o Guaraní. Aos 14, Lucas Kal desviou de cabeça e Wellington Paulista diminuiu para o Coelho. Quinze minutos depois, aos 29, após belíssimo cruzamento de Everaldo, WP9, de novo, cabeceou para empatar a partida.
Esse resultado ainda classificava a equipe do Paraguai, no entanto, já nos acréscimos da etapa final, aos 47 minutos, no último lance do jogo, após cruzamento para a área, a bola sobrou para Pedrinho, que na segunda oportunidade, chutou para o gol. A bola explodiu no travessão, desviou em Vásquez e ultrapassou a linha. Gol que levava a decisão da vaga para os pênaltis.
Nas primeiras duas cobranças de ambas as equipes, sem erros. Na terceira cobrança do América, Henrique Almeida parou na trave. A disputa seguiu até que na quinta cobrança, quando o goleiro Vásquez desperdiçou e Rodolfo, que fechou a série para o América, converteu.
Na série de penalidades alternadas, a disputa chegou empatada em 4 a 4. Rodi Ferreira e Patric perderam as suas cobranças. Na sétima batida do Guaraní, Roberto Fernandez parou na grande defesa de Jailson. A responsabilidade caiu para Everaldo, que não titubeou e converteu a penalidade com perfeição e classificou o América para a terceira fase da Libertadores.
Para saber tudo sobre a Copa Libertadores da América, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook. E se inscreva no nosso YouTube!