Apagão no Castelão: secretaria e companhia de luz explicam ocorrido, mas divergem

Nesta última noite de domingo (10), a partida entre Fortaleza e Palmeiras, pela 16ª rodada do Brasileirão, acabou precocemente por conta de uma queda de energia. Com isso, a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) e a Enel, companhia de luz do Ceará, detalharam o que aconteceu ontem, mas não chegaram em um consenso.

A empresa que comanda a energia de todo o estado cearense revelou que religou a rede do estádio dois minutos após o apagão. Segundo a companhia, a energia não retornou por conta de um problema interno do estádio. Porém, a Sejuv disse que o curto-circuito que aconteceu na estação de energia da Enel afetou as instalações do estádios, impossibilitando o retorno.

– Desde a Copa do Mundo, temos todos os jogos por geradores, deixamos a energia rodando em paralelo ao sistema de geradores. A sobrecarga foi tão grande que disparou os disjuntores, isolando toda a corrente elétrica que alimenta o nosso sistema, que vai com a luz do campo, o som e a iluminação do estádio. Foi algo que fugiu do nosso controle, não acontece normalmente. – disse Rogério Pinheiro, secretário da Sejuv.

O secretário ainda revelou que a Arena Castelão possui sete geradores, sendo seis a gás e um a diesel. Contudo, devido ao problema com a Enel, a partida não conseguiu reiniciar. A Sejuv vai contratar um serviço de backup para evitar qualquer outro tipo de queda semelhante.

Anteriormente, na final da Copa do Nordeste, a energia também caiu, e na reta final da partida. Mas, naquela ocasião, a partida voltou e o Leão do Pici se sagrou campeão da competição após vencer o Sport.

VEJA AS NOTAS

– A Enel Distribuição Ceará informa que às 19h50 deste domingo (10) a Arena Castelão ficou sem energia e, às 19h52, a rede que atende o estádio foi religada novamente. A companhia esclarece que realizou diversas manobras para normalizar o fornecimento e foi constatado que a energia não retornou ao estádio imediatamente por causa de um defeito interno no disjuntor geral, de responsabilidade do cliente. Equipes da Enel e do Castelão trabalharam em conjunto para reparar o equipamento e o fornecimento de energia foi restabelecido por volta de 22h. – disse a Enel.

– A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) informa que a falta de energia no jogo entre Fortaleza e Palmeiras, na Arena Castelão, ocorreu devido a um curto-circuito na estação de energia da Enel, o qual afetou as instalações do estádio e danificou os geradores da Arena, que não ligaram após a queda de energia. A equipe de manutenção isolou toda a área para restabelecer o funcionamento do gerador. O jogo foi encerrado, pois o conserto excedeu o período de 30 minutos estipulado pelo regulamento para o retorno do jogo. Ainda na noite deste domingo (10), a energia foi restabelecida na Arena Castelão. – disse a Sejuv.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo