Flamengo
Apesar de eliminações na temporada, futebol feminino do Flamengo encerra 2022 com título; confira retrospectiva
— Continua depois da publicidade —
No futebol masculino, o Flamengo pode relembrar o ano e comemorar os êxitos, com as conquistas da Copa do Brasil e Libertadores. Entretanto, para o futebol feminino, a temporada teve mais baixos do que altos. O Rubro-Negro foi eliminado na Supercopa Feminina e do Brasileirão, além de ter sido vice estadual para o Botafogo. Ainda assim, as Meninas da Gávea conquistaram a Ladies Cup ao fim do ano. Confira detalhes do ano de 2022 para o futebol feminino rubro-negro!
A temporada do futebol brasileiro feminino começou com a primeira edição da Supercopa Feminina, nos primeiros dias de fevereiro. Na primeira fase, o Flamengo enfrentou o Esmac-PA e venceu por 2 a 0. No entanto, na semifinal, o Rubro-Negro foi eliminado para o Grêmio. Após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar o Tricolor superou as cariocas na disputa de pênaltis e venceu por 4 a 3.
Em seguida, começou a disputa do Brasileirão Feminino no início de março. O Flamengo teve um bom começo, com duas vitórias e dois empates nas primeiras quatro rodadas, mas foi derrotado para Palmeiras e Cruzeiro na sequência. No resto da primeira fase, o Rubro-Negro perdeu outras duas vezes, mas se classificou para o mata-mata em 6º lugar, com sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Nas quartas de final, as Garotas da Gávea foram eliminadas para o Internacional, após perder por 3 a 1 na Gávea e empatar em 1 a 1 no Beira-Rio. As Coloradas viriam a ser vice-campeãs da competição.
+ Flamengo tem ano histórico nas categorias de base com recorde de títulos; confira os destaques
+ E a Supercopa? Competição tem boas chances de ocorrer no Nordeste
Ainda durante a disputa do Campeonato Brasileiro, o Flamengo começou a disputa do Campeonato Carioca Feminino. A estreia foi em 4 de setembro, em vitória por 3 a 0 sobre o Barcelona. As Meninas da Gávea tiveram a melhor campanha da primeira fase, com sete vitórias em sete jogos e 95 gols marcados no período. Destaque para as vitórias por 34 a 0 sobre o Rio São Paulo e 28 a 0 contra a Cabofriense. Nas quartas de final, o Flamengo venceu o América por 17 a 0 em jogo único. Nas semis, duas vitórias por 3 a 0 sobre o Vasco garantiram a vaga à final. No entanto, o Botafogo venceu os dois jogos decisivos por 3 a 1 e 2 a 0 e conquistou o título estadual.
O ano foi encerrado com a disputa do Brasil Ladies Cup. Oito times foram divididos em dois grupos de quatro. O Flamengo venceu os três jogos sobre São Paulo, Ferroviária e Universidad de Chile. A final foi contra o Internacional. O Rubro-Negro se “vingou” da eliminação no Campeonato Brasileiro e venceu o jogo único na Fonte Luminosa por 1 a 0, conquistando o título.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
O Flamengo começará oficialmente a temporada de 2023 com a Supercopa Feminina. A competição está prevista para acontecer entre 5 e 12 de fevereiro.