América-MG

Após dois anos, Cruzeiro e América-MG se reencontram em semifinal do Campeonato Mineiro

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Neste sábado (11), Cruzeiro e América-MG se enfrentam, às 16h30, na Arena do Jacaré, pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro 2023. No clássico válido pela fase de grupos, disputado na terceira rodada, em Brasília, o Coelho venceu por 1 a 0, com gol de Henrique Almeida.

Já o confronto de logo mais foi “escolhido” pelo Coelho. Isso porque, na última rodada da primeira fase da competição, o Cruzeiro precisava de uma vitória contra o Democrata-SL, mas, ficou no empate. E, com isso, coube ao América “classificar” o time celeste, uma vez que derrotou o Tombense, que era o adversário direto pela liderança do Grupo C.

Após dois anos, os times mineiros se reencontram nesta fase do campeonato. Além disso, o time americano volta às semifinais do Estadual após ter ficado de fora em 2022. Assim como o retrospecto recente entre as equipes, que é favorável ao Coelho, que chega para este confronto com cinco vitórias seguidas sobre a Raposa, a última semifinal, em 2021, também deu América.

Como foi o jogo

Jogando o primeiro jogo no Mineirão, o Cruzeiro deixou escorregar a vitória nos últimos minutos do duelo. Na ocasião, Rafael Sóbis abriu o placar aos 38’ do primeiro tempo para o time celeste, e Alê e Ademir, aos 41’ e 45’, respectivamente, viraram a partida para o time alviverde. No jogo da volta, disputado no Independência, o América levou a melhor mais uma vez. Placar final: 3 a 1. Rodolfo (x2) e Ramon marcaram para o Coelho e Matheus Barbosa descontou para a Raposa.

Momento das equipes

O Cruzeiro chega às semifinais após uma primeira fase instável na competição. Após vencer na estreia, a Raposa “amargou” quatro jogos seguidos sem vencer e correu riscos de não se classificar. Contudo, o Cruzeiro se recuperou e venceu o Villa Nova, na sexta rodada, e a Caldense, na sétima, além de empatar na última rodada, chegando aos 12 pontos e garantindo a primeira colocação do Grupo C.

O confronto desta tarde na Arena do Jacaré pode aumentar ou colocar fim no tabu do Cruzeiro de Paulo Pezzolano. Comandando o time celeste desde 2022, o treinador uruguaio ainda não venceu um clássico mineiro. Até aqui, contra América-MG e Atlético-MG, são cinco jogos, quatro derrotas e um empate. Especificamente contra o Coelho, são dois jogos e duas derrotas.

Já a campanha feita pelo América na fase de grupos foi bastante coesa. A permanência do trabalho realizado pelo técnico Vagner Mancini e a capacidade que ele tem de mobilizar o elenco para executar as propostas do comandante têm sido fundamentais para o bom funcionamento da equipe alviverde. Por consequência, os resultados estão correspondendo.

O Coelho foi líder do Grupo B, com 18 pontos, apenas dois a menos que o líder geral Atlético-MG. Com nove jogos na temporada, oito no Mineiro e um pela Copa do Brasil, o América segue invicto em 2023. Falando sobre os clássicos nesta temporada, o Coelho soma uma vitória, sobre o Cruzeiro, e um empate contra o Galo.

Vale ressaltar que, como o América ficou melhor ranqueado na classificação geral do campeonato, o time alviverde joga por dois resultados iguais. Portanto, o Cruzeiro precisa de, pelo menos, uma vitória em dois jogos.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro e América-MG, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo