Há menos de 50 dias para o começo dos Jogos da Juventude, o Comitê Olímpico Brasileiro segue a todo vapor para a preparação da estrutura para o evento. Em uma edição especial, a entidade quer realizar uma competição memorável entre os dias 2 a 17 de setembro, em Aracaju.
Após dois anos de intervalo desde a última edição dos Jogos da Juventude, a competição retorna presencialmente em 2022. Ao todo, mais de quatro mil atletas de escolas públicas e privadas são aguardados para comparecer ao evento.
— Os Jogos da Juventude estão há mais de 20 anos fazendo parte do calendário esportivo nacional, contribuindo com o desenvolvimento de campeões no esporte e na vida. Estamos a 50 dias do evento com uma equipe muito motivada e comprometida, trabalhado em conjunto com o governo de Sergipe para realizarmos um evento memorável, que proporcione uma experiência única e inesquecível para os participantes — disse Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.
A estrutura do evento acompanha a gigante expectativa pelo qual ele carrega. Ao longo de todo evento várias construções móveis foram preparadas como cozinha industrial que deve atender mais de 60 mil refeições e centro de convivência estão sendo preparados para atender todos os públicos que estarão presentes. Além disso, mais de 20 hotéis e 14 instalações esportivas estarão disponíveis para os jovens desfrutarem de todo o conforto para os jogos.
— As estruturas móveis são muito utilizadas em eventos de grande porte, que envolvem milhares de pessoas, porque reduzem o custo e aceleram o processo de montagem. São bem mais práticas, dinâmicas e podem cumprir, ou até mesmo superar, o papel das construções permanentes — afirmou Tatiana Fasolari, diretora da Fast Engenharia, empresa especialista em overlay e líder na América Latina, atuante nas Olimpíadas do Rio 2016, GP de Interlagos de Fórmula 1 e a Copa do Mundo de 2014.
Durante todo o evento, 16 modalidades terão competições nos Jogos da Juventude: tletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e wrestling. Organizado pelo COB, o torneio visa dar um início para meninos e meninas que amam o esporte e buscam alcançar novos patamares e seguir a carreira profissional.