Palmeiras

Após mais uma derrota, Palmeiras vê nona Libertadores seguida ameaçada

Equipe fez uma péssima partida diante do Galo, no Allianz Parque (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Verdão está a apenas dois pontos do Fluminense, nono colocado

Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

A derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG, nesta quinta-feira (19), ligou o sinal de alerta no Palmeiras quanto à continuidade recorde de participações consecutivas na Conmebol Libertadores. Depois do triunfo, o Galo (primeira equipe fora do G-6) está a apenas um ponto do Verdão.

Com isso, as chances matemáticas de estar pelo menos na Pré-Libertadores de 2024 diminuíram consideravelmente, afinal, são quatro derrotas seguidas no campeonato nacional. Desde 2015, o clube não teve problemas em conquistar uma vaga à maior competição da América do Sul, e em todas sem precisar das vagas extras concedidas pela Conmebol a partir da edição de 2017.

No total, são oito participações seguidas do Alviverde, quebrando o recorde anterior, que pertencia ao São Paulo (foram sete seguidas entre os anos de 2004 e 2010). Em 2015, o título da Copa do Brasil deu a vaga; em 2016, 2018 e 2022 foi campeão brasileiro; em 2020 e 2021, entrou como atual campeão da Libertadores; e, por fim, foi vice-campeão brasileiro em 2017 e terceiro colocado em 2019.

Após a conclusão da 27ª rodada, a distância para o Fluminense, nono colocado, é apenas de dois pontos. Ou seja: na próxima rodada, neste final de semana, o Verdão corre o risco de cair quatro posições e ficar a três posições do G-6. De acordo com projeções do economista Bruno Imaizumi e do Espião Estatístico do GE.Globo, o Verdão possui 65,6% de probabilidade de terminar o Brasileirão no G-6 e 37,1% de G-4.

Lembrando que, caso Fluminense e Fortaleza sejam campeões da Libertadores e da Sul-americana e terminem o campeonato entre os seis primeiros, o sétimo e oitavo colocados se classificariam à Pré-Libertadores. Caso terminem no G-4, o quinto e o sexto ainda iriam de maneira direta à fase de grupos. Atualmente, ambos brigam fortemente neste grupo – o Tricolor do Pici é o oitavo, enquanto o Flu, conforme já dito, está em nono.

+Auxiliar do Palmeiras admite atuação abaixo da média: ‘Pior fase desde que chegamos’

Um ponto que pode ser positivo é que os três próximos adversários são equipes que, atualmente, figuram na segunda metade da tabela – Coritiba (fora), São Paulo (casa) e Bahia (casa). Um triunfo diante do vice-lanterna poderá alçar o time até a terceira posição, no máximo, encerrando a sequência negativa e dando um novo ânimo ao elenco e torcida.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Brasileiro com mais títulos na Libertadores (ao lado de São Paulo, Santos, Grêmio e Flamengo), mais jogos, gols marcados, vitórias e mais finais disputadas (ao lado do São Paulo), o palmeirense começa a se ver com medo de ficar ausente do torneio em 2024. O que resultaria na disputa da Conmebol Sul-americana, torneio com muito menos visibilidade e que gera muito menos receita aos clubes tanto de bilheteria como de premiações.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo