Com o término da 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro ainda mantém chances, ainda que remotas, de rebaixamento à Série C do futebol nacional. Mesmo com 46 pontos conquistados, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time estrelado contabiliza 0,002% de risco de queda.
Leia também: Já para 2022, FMF vai propor aos clubes final do Campeonato Mineiro em jogo único
As possibilidades, no entanto, são tão pequenas que, para que isso aconteça, é necessário um cenário catastrófico para a Raposa. Tanto que, na próxima rodada, em caso de empate celeste diante do Sampaio Corrêa, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo se “salvará” com um tropeço do Londrina-PR (diante do Vila Nova-GO), Remo-PA (contra o Vasco) ou Brusque-SC (que recebe o Operário-PR). Em caso de vitória do Cruzeiro, o risco de rebaixamento passa a inexistir.
Atualmente, a probabilidade só persiste devido à rodada ruim para os planos celestes. Na antepenúltima rodada da Série B, além de Botafogo e Coritiba, que venceram e garantiram o acesso à elite, Londrina-PR, Brusque-SC e Vitória-BA, que lutam contra o rebaixamento, também venceram.
Mesmo assim, é provável que o “número mágico” continue na casa da atual pontuação do Cruzeiro (46 pontos). Entretanto, a torcida, insatisfeita com o desempenho do time, espera mais na temporada e, acima de tudo, quer ver jogos melhores nas duas partidas restantes. Vale ressaltar que a Raposa só poderá alterar a data do duelo diante do Náutico, na última rodada, se ambas as equipes não tiverem grandes objetivos na tabela de classificação.