Futebol Internacional

Após sete empates seguidos, técnico Alfred Schreuder é demitido do Ajax

Alfred Schreuder, ex-técnico do Ajax
Olaf Kraak/ANP/AFP via Getty Images

A sequência de maus resultados deixaram o Ajax ainda mais pressionado na sequência da temporada. A gota d’água foi o empate em 1 a 1 contra o Volendam, um dos últimos colocados da Eredivisie, na última quinta-feira (26), mesmo com 31 finalizações a favor e apenas duas contra. Foi a sétima rodada seguida que os Filhos dos Deuses empataram e, diante de tanta pressão, sobrou para o técnico Alfred Schreuder. Após a partida, a diretoria do clube neerlandês anunciou a demissão do treinador junto com seu auxiliar, Matthias Kaltenbach.

Aos 50 anos, Schreuder já tinha trabalhado no clube como auxiliar entre 2018 e 2019. Posteriormente, decidiu seguir carreira pessoal como técnico e chegou ao Ajax após treinar o Club Brugge para suprir a saída de Erik ten Hag, que acertou com o Manchester United, inicialmente com contrato até o fim da temporada 2023-24. A dificuldade do técnico não foi apenas substituir o antecessor com trabalho longevo e eficiente, mas manter o alto nível da equipe com a saída de alguns destaques, como o atacante brasileiro Antony, que também se transferiu aos Red Devils. Como esperado, a redução na qualidade técnica resultou em queda no aproveitamento da equipe nas competições.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramKoo e TikTok.

Na Supercopa dos Países Baixos, foi derrotado pelo PSV por 5 a 3. Na Uefa Champions League, ficou na terceira colocação em um grupo com Napoli, Liverpool e Rangers, tendo ganho apenas dos escoceses, além de elásticos reveses contra ingleses e europeus. O insucesso de oito rodadas na Eredivisie, com uma derrota e sete empates seguidos, culminou na demissão. Ao todo, foram 26 jogos, com 12 vitórias, sete empates e sete derrotas. Diretor de futebol da equipe, Edwin van der Sar afirmou que a demissão foi necessária pela falta de reação do clube no retorno das atividades após a Copa do Mundo.

“É uma decisão dolorosa, mas também necessária. Após um bom início de temporada, perdemos um número desnecessário de pontos. O jogo também foi volátil. A Copa do Mundo significou um longo inverno, um precoce intervalo e nos manteve confiantes para mudar as coisas e melhorar. Perdemos muitos pontos nas últimas semanas e, infelizmente, não vimos nenhum progresso.”

No treino desta sexta-feira (27), John Heitinga comandou as atividades e será o treinador interino. Na quinta colocação com 34 pontos, sete atrás do líder Feyenoord, o Ajax voltará a campo às 10h30 do próximo domingo (29), quando vai enfrentar o Excelsior no van Donge & de Roo Stadion, em Roterdã/NED, pela 19ª rodada da Eredivisie 2022-23.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo