Arsenal recebeu o Porto, igualou o agregado no tempo normal e viu Raya brilhar nas cobranças de pênaltis para avançar para as quartas de final da Champions. O time inglês foi para cima desde o primeiro minuto e contou com o apoio da torcida no Emirates Stadium, em Londres.
Agora, a equipe de Mikel Arteta aguarda sorteio da UEFA para conhecer seu adversário na próxima fase da competição.
PRIMEIRO TEMPO
O Arsenal veio para o jogo com sangue nos olhos, em busca de reverter o placar da ida. O time subia muito a marcação e pressionava a saída de bola do Porto, mas sem conseguir transformar o apoio das arquibancadas em chances de gol. Aos treze minutos, os Gunners organizaram seu primeiro ataque perigoso com Odegaard. O meia recebeu um passe após escanteio curto, chutou rasteiro e assustou Diogo Costa. Depois do agito inicial, os visitantes começaram a ganhar confiança e se aventurar no ataque. Aos quinze, Saliba se atrapalhou na defesa, a bola ficou com Evanilson e o brasileiro chutou forte de longe mas a bola passou perto da trave pela linha de fundo. Aos 22, o Porto criou outra jogada e Evanilson apareceu livre dentro da área. Raya estava muito bem posicionado e salvou o gol.
Com a vantagem no placar, o time de Sérgio Conceição se propôs e segurar o jogo e fazer o relógio “correr mais rápido”. O Arsenal voltou a animar sua torcida aos 28, quando Ben White apareceu no ataque e fez o cruzamento para a área. O zagueiro Pepe fez um leve desvio e tirou a oportunidade quase certa de Havertz marcar o gol. O alemão estava livre e lamentou a jogada. Depois de tanta luta, os donos da casa finalmente conseguiram abrir o placar. Aos 40, Odegaard fez bela jogada, driblou dois defensores e encontrou, com passe magistral, Trossard sozinho dentro da área. O belga chutou colocado e fez o GOL, 1×0.
SEGUNDA ETAPA
O Porto voltou avançando suas peças e quase empatou o jogo. No minuto dois, Francisco Conceição cruzou e Evanilson chutou de bicicleta dentro da área. A bola passou por cima do travessão. Aos 11, o Arsenal encaixou uma sequência de cruzamentos e viu a defesa afastar as tentativas de Rice e de Odegaard. Aos 18, Francisco Conceição teve falta para cobrar mas mandou a bola longe da meta. Os Gunners ampliaram o placar aos 21, porém o juíz anulou e marcou falta de Havertz em Pepe, antes da bola sobrar com Odegaard e o camisa oito chutar na rede do Emirates. Aos vinte e cinco, Conceição bateu na grande área e viu Raya salvar mais uma vez.
Os times trocavam faltas, o que começava a demonstrar a tensão dos jogadores em campo. Aos 27, Pepe soltou o cotovelo em Havertz e foi carimbado com o cartão amarelo. Aos 37, logo após entrar em campo, Gabriel Jesus ficou de frente para o goleiro e Diogo Costa salvou o Porto praticamente na sorte. No lance do escanteio, Odegaard criou jogada após cobrança curta mas não foi feliz na finalização. O Arsenal ensaiou uma pressão final e o Porto se segurava para levar o jogo para a prorrogação. Nos acréscimos, Gabriel Jesus fez bela tabela com Odegaard, o norueguês girou dentro da área mas não teve pernas para finalizar a jogada. Fim de jogo e a decisão iria para a prorrogação. (1×0, Agregado 1×1)
PRORROGAÇÃO
No início do tempo extra, Saka e Jesus tentaram criar uma jogada pela direita mas se enroscaram com a defesa e a bola saiu pela linha de fundo. Aos 3 minutos, o brasileiro se antecipou à marcação, de novo com Saka na cola, e conseguiu ganhar uma falta para o clube inglês. Taremi roubou a bola de Kiwior aos dez minutos, finalizou colocado e a bola foi para fora. Aos 12, Havertz deu um bico na bola em direção ao banco do Porto, se estranhou com o técnico e iniciou uma confusão geral em campo.
Depois da pausa, o Arsenal chegou com perigo aos quatro minutos. Havertz tocou para Nketiah, que fez o pivô e deixou Saka de frente para a meta. Na hora do chute, o atacante foi bloqueado e a defesa afastou o lance. Aos 10, Galeno recebeu na entrada da área mas chutou fraco e Raya encaixou. Disputa por pênaltis nas oitavas de final.
+ Para saber tudo sobre o Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
PÊNALTIS
Odegaard abriu a disputa com gol. 1-0.
Pepê chutou cruzado e converteu. 1-1.
Havertz acertou a cobrança. 2-1.
Wendell perdeu o pênalti com defesa de Raya. 2-1.
Saka bateu firme e ampliou. 3-1.
Grunic contou com a emoção mas acertou. 3-2.
Rice cobrou no meio e chamou a torcida. 4-2.
Galeno chutou e Raya foi buscar. FIM 4-2.
Arsenal avança na Champions League.