A 101ª edição da Community Shield será disputada neste domingo (6). Jogo que marca a abertura da temporada no futebol inglês, a Supercopa da Inglaterra 2023 será disputada entre Arsenal x Manchester City. A partida será disputada no Estádio Wembley, em Londres/ING, a partir do meio-dia. Em tese, o torneio reúne o campeão da Premier League contra o vencedor da FA Cup (Copa da Inglaterra) da última temporada. Como o Manchester City venceu as duas competições, o segundo colocado da última edição do Campeonato Inglês disputa a Supercopa.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
Ainda na montagem de elencos, as equipes realizaram os trabalhos de pré-temporada nos O Arsenal empatou com o Nürnberg na Alemanha em 1 a 1, participou do All-Star Game da Major League Soccer (MLS) com goleada por 5 a 0, foi derrotado por 2 a 0 pelo Manchester United e venceu o Barcelona por 5 a 3 nos Estados Unidos, além de conquistar a Emirates Cup ao derrotar o Monaco nos pênaltis por 5 a 3 depois de empatar no tempo normal em 1 a 1 em casa, no Emirates Stadium, em Londres/ING.
Por outro lado, o Manchester City ainda acumula os efeitos da euforia de ter vencido a Uefa Champions League pela primeira vez há quase dois meses. Após o recesso, a equipe disputou três amistosos na Ásia. Venceu o Yokohama F. Marinos por 5 a 3 e o Bayern por 2 a 1 no Japão, e perdeu para o Atlético de Madrid por 2 a 1 na Coreia do Sul.
Retrospecto
Como esperado, os dois times estão entre os que mais participaram e os maiores vencedores da Supercopa da Inglaterra. Entre os londrinos, são 23 participações, com 16 títulos e sete vices. Os Gunners estão empatados com o Liverpool na quantidade de conquistas, atrás apenas do Manchester United, disparado como maior campeão com 21 troféus. Os Citizens somam 14 jogos, com oito troféus e seis vice-campeonatos. As equipes decidiram o título duas vezes, em 1934 e 2014, com vitórias londrinas em ambas por 4 a 0 e 3 a 0, respectivamente.
Ficha técnica de Arsenal x Manchester City
Horário – Domingo (6), ao meio-dia
Local – Wembley Stadium, em Londres/ING
Arbitragem de campo – Stuart Antwell, auxiliado por Tim Wood e Dan Robathan, com John Brooks como quarto árbitro e Steve Meredith como assistente reserva.
Arbitragem de vídeo – Michael Salisbury, auxiliado por Neil Davies.
Onde assistir – ESPN e Star+
Possíveis escalações
Arsenal – Aaron Ramsdale; Ben White, William Saliba, Gabriel Magalhães e Jurriën Timber; Declan Rice, Martin Ødegård e Kai Havertz; Bukayo Saka, Edward Nketiah e Gabriel Martinelli. Técnico: Mikel Arteta.
Desfalques – Gabriel Jesus, Oleksandr Zinchenko, Mohamed Elneny, Reiss Nelson, Folarin Balogun e Sambi Lokonga.
Manchester City – Ederson; Kyle Walker, John Stones, Rúben Dias e Aymeric Laporte; Rodri Hernández, Bernardo Silva, Phil Foden e Jack Grealish; Julián Álvarez e Erling Håland. Técnico: Josep Guardiola.
Desfalques – Kevin de Bruyne e Nathan Aké (dúvida).