Apesar das dificuldades, o São Paulo vem fazendo o dever de casa na Copinha e está classificado para as oitavas-de-final da competição. Com um time jovem e repleto de jogadores da categoria sub-17, o ataque do Tricolor vem correspondendo as expectativas, com 11 gols marcados em 5 jogos. No entanto, o mesmo não se pode dizer da defesa, que já sofreu 7 gols e foi vazada em todos os jogos.
O goleiro Leandro chegou a alertar, em entrevista após a derrota na fase de grupos para a Ferroviária, sobre a fragilidade do São Paulo nas bolas paradas. Até aquele momento, 4 dos 5 gols tomados pelo clube do Morumbi tiveram origem de jogadas aéreas. De fato, o Tricolor mostrou evolução nesse quesito, não sofrendo mais gols em bolas alçadas na área desde então.
Se as individualides do sistema ofensivo vêm tendo seu destaque (Ryan Francisco, Henrique, Palmberg, Faisal) o mesmo não se pode dizer da defesa. O ponto de atenção maior, na verdade, vem sendo para a dupla de zaga, já que os laterais titulares, Igor e Guilherme Reis, vêm de boas atuações, com o primeiro sendo um perigo constante no ataque em dupla com Henrique e o segundo com direito a gol decisivo diante da Ferroviária.
Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Havia uma indefinição sobre qual seria a dupla de zagueiros do São Paulo no início da Copinha. Ythallo e Andrade, dupla do sub-20, era a favorita. Ythallo, inclusive, era tratado como um dos atletas com maior potencial de subir para o time profissional, já que a saída de Matheus Belém era tratada como iminente (o zagueiro já acertou sua renovação de contrato com o clube).
No entanto, com um 2023 inconstante, Ythallo e Andrade foram preteridos por Kauê e Lucas Loss, dupla de zaga do sub-17. Eles, por outro lado, tiveram um 2023 positivo e chegaram em alta. Mas a idade baixa era um ponto de interrogação que vem se mostrando uma questão nesses primeiros jogos na Copinha, já que é sabido que a diferença de idade para os outros times poderia ser sentida.
Menta assumiu o sub-20 em junho do ano passado após demissão de Belleti. Até então, ele era o treinador da equipe sub-17 e tinha Kauê e Lucas Loss como sua dupla de zagueiros. Certamente, o conhecimento mais aprofundado dos atletas ajudou o treinador na hora de jogar suas fichas na dupla, mesmo sabendo que eles teriam natural dificuldade pela idade mais baixa.
PRÓXIMO COMPROMISSO
O São Paulo ainda busca seu primeiro jogo sem ser vazado na Copinha e terá a próxima oportunidade na noite desta terça-feira (16), às 20h (de Brasília). O confronto, válido pelas oitavas-de-final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, será diante do Novorizontino e o palco é o mesmo de todos os jogos do Tricolor até então, a Arena Fonte Luminosa, em Araraquara.