Muitos talentos que hoje brilham em equipes de relevância no exterior, foram descobertos no Nordeste do Brasil. No último mês, por exemplo, o atacante Mateus Castro, que antes era o grande destaque da Liga Japonesa, foi transferido para o Al Taawon, que disputa a primeira divisão da Arábia Saudita.
Mateus foi uma das estrelas do Bahia e lá também se formou como jogador, na categoria sub-20. Desde sua chegada ao clube saudita, onde já jogou cinco rodadas da competição, contribui com quatro importantes assistências e esteve presente duas vezes na “Seleção da Rodada”.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Os empresários Antonio Gustavo, mais conhecido como Guga e Antonio Garrido, mais conhecido como Terceiro, sócios-fundadores da Antoniu’s Assessoria, que há 30 anos vem sendo a maior agência de carreira de atletas no Nordeste, comentaram sobre a evolução do futebol nordestino e como tem sido essa chegada de atletas no exterior, principalmente na Liga Saudita:
— O futebol do Nordeste brasileiro já tem essa tradição de revelar grandes nomes para o mercado. E hoje ainda mais. O investimento na modalidade só cresce por aqui, o que faz os atletas se desenvolverem cada vez mais e, consequentemente, grandes clubes terem interesse neles, como os sauditas — declarou Guga.
— Já não é mais segredo para ninguém sobre esse investimento forte da Arábia Saudita e eles têm procurado cada vez mais nossos atletas por muitas razões: a capacidade, habilidade no esporte, claro, e também a fácil adaptação de todos eles quando precisam se transferir a culturas lugares diferentes daqui — concluiu Terceiro.