Após um empate sofrido no Paraguai por 1 a 1 contra o Libertad, o Atlético se classificou para as oitavas de finais da Copa Libertadores. O Galo estava no grupo do conterrâneo, Athletico-PR, do Libertad (PAR) e do Alianza Lima (PER), e após um começo difícil, o time se classificou em segundo no grupo.
A trajetória do Galo não foi fácil, após perder os dois primeiros jogos da fase de grupos, o Atlético precisava de um aproveitamento quase perfeito para se classificar. E foi exatamente isso que o alvinegro fez, após 3 vitórias consecutivas e 1 empate no jogo de ontem (27), o time conseguiu passar de fase.
Essa classificação evidencia a relevância que o Atlético conquistou no cenário sul americano. Até o ano de 2013, o time havia participado de apenas 4 edições, de lá pra cá, são 9 participações. E todas as vezes entrando como um dos favoritos, e conseguindo a classificação para as oitavas em 8 delas, incluindo a atual edição.
Em 2019 e 2020 a equipe não disputou a Copa Libertadores, portanto não se classificou para as oitavas. E na edição de 2018, o Atlético foi eliminado na fase de grupos da competição.
No total, o clube se classificou em 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2021, 2022 e 2023. Sendo Campeão em uma oportunidade, e eliminado 1x nas semifinais, 2x nas quartas de finais e parando 3x nas oitavas de finais. Totalizando um total de oito classificações nos últimos 11 anos, mas sendo que em 3 oportunidades o time não disputou a principal competição do país.
Como se classificou em segundo, o Atlético está no pote 2 das oitavas e conhecerá seu adversário em sorteio que será realizado na próxima quarta-feira (05), na sede da CONMEBOL. O sorteio também traçará o chaveamento do mata a mata da Libertadores.