O Atlético anunciou nesta terça (18) o novo CIGA (Centro de Informação do Galo), um passo pioneiro e inovador no Brasil, que tem o propósito de ajudar nas decisões do clube através de ferramentas de análise. O CIGA já existia no clube, mas era voltado apenas para análise de mercado, e agora terá outros três segmentos, além da ampliação dessa análise de mercado.
Os quatro departamentos que o CIGA passa a ter são: o de análise de mercado, que já existia para observação de jogadores e pretende analise 3000 jogos no ano, o dobro de 2020; de captação, voltado para as categorias de base; o de análise desempenho, que analisará desde o sub-15 até o profissional não só do clube, mas também dos adversários; e o Analytics, que avalia os jogadores em jogos profissionais.
O Analytics torna o Atlético o primeiro clube do Brasil a ter essa função, que contará com a parceria da StatsBomb, uma das maiores do mundo, presente em vários dos principais clubes europeus. O CIGA terá relação estreita com o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, e já participou, por exemplo, da contratação do atacante Hulk, no início do ano.
— Inovar é um dos nossos objetivos e ser o primeiro departamento de Analytics do Brasil a ter o melhor provedor de dados do mundo é mais um exemplo disso – disse Pedro Picchioni, gerente do setor de Analystics do clube
Para ficar informado sobre tudo que acontece com o Atlético-MG, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.