O Campeonato Mineiro de 2024 já tem seus grupos e jogos definidos, e com isso, o Atlético Mineiro já conhece o caminho na 1° fase para buscar o 49° título, o 5° de maneira consecutiva. O Galo está no grupo B da competição, ao lado de Villa Nova, Pouso Alegre e Uberlândia.
O formato adotado desde 2023 impede que equipes do mesmo grupo se enfrentem na 1ª fase. Assim, o Galo evita confrontos internos no Grupo B.
Ao enfrentar as equipes do grupo “A” e “C”, o Atlético pode falar que teve “sorte” no sorteio da competição, pois fará 4 jogos como mandante (Democrata-GV; Cruzeiro; Tombense e Ipatinga) e 4 jogos como visitante ( Patrocinense; Athletic; Itabirito e América).
Curiosamente, dos quatro confrontos como visitante, dois serão em Belo Horizonte. Isso acontece pois o América manda seus jogos no Independência e o recém promovido para a primeira divisão do Mineiro, Itabirito, também mandará seus jogos na Arena Independência.
Dessa forma, o Atlético fará apenas duas viagens durante a primeira fase: logo na primeira rodada contra o Patrocinense em Patrocínio (cerca de 400 km). E na quarta rodada contra o Athletic em São João del Rei, (cerca de 190 km).
Confira a tabela do Atlético:
(jogos fora de Belo Horizonte destacados)
1ª rodada X Patrocinense, Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio
2ª rodada X Democrata-GV, Arena MRV, em Belo Horizonte
3ª rodada X Cruzeiro, na Arena MRV, em Belo Horizonte
4ª rodada X Athletic, na Arena Sicredi, em São João Del-Rei
5ª rodada X Tombense, na Arena MRV, em Belo Horizonte
6ª rodada X Itabirito, no Independência, em Belo Horizonte
7ª rodada X América, no Independência, em Belo Horizonte
8ª rodada X Ipatinga, na Arena MRV, em Belo Horizonte
Além do menor desgaste com as viagens, os jogos em Belo Horizonte podem significar mais tempo de preparação para o técnico Felipão neste início de temporada.
No entanto, como contrapartida, o Campeonato Mineiro representa a única oportunidade no ano em que os torcedores atleticanos do interior conseguem ter contato próximo com o time. Com vários jogos em BH, certamente, os torcedores do interior sentirão a ausência dos jogos do Atlético.