Campeonato Mineiro

Campeonato Mineiro: FMF define tabela completa da 1ª fase

FMF divulgou a tabela completa da fase de grupos do Campeonato Mineiro 2024 (Foto: Pedro Souza/Atlético)

Estadual está previsto para iniciar no fim de janeiro; América estreia em BH, Atlético e Cruzeiro começam fora

Foto: Pedro Souza/Atlético

Na tarde desta segunda-feira (11), a Federação Mineira de Futebol (FMF), divulgou a tabela dos duelos, com os locais e possíveis datas, da primeira fase do Campeonato Mineiro de 2024. Os 12 clubes participantes, incluindo o trio Atlético, América e Cruzeiro, conheceram os caminhos na busca pela ‘orelhuda’ do estado na próxima temporada. O começo do estadual está previsto para iniciar no dia 24 de janeiro.

REGULAMENTO DO CAMPEONATO MINEIRO

A primeira fase terá os 12 clubes divididos em três grupos com quatro equipes em cada. A disputa será em oito rodadas no formato ‘grupo x grupo’, com os times da mesma chave não se enfrentando. Os líderes de cada chave, e o melhor 2º colocado entre os três grupos, avançam para a semifinal do Campeonato Mineiro. As semis e a final serão disputadas em ida e volta, com o melhor colocado do duelo tendo o critério de desempate, além do mando de campo do segundo confronto.

Além das semis, os times que ficarem entre o 5ª e 8ª colocação geral, disputarão o Troféu Inconfidência. A conquista da taça trará ao campeão, o direito da quinta vaga do estado na Copa do Brasil 2025. Os três piores da tabela geral, se enfrentarão em uma triangular do rebaixamento, com os dois últimos colocados do ‘torneio da morte’ caindo para o Módulo II do estadual. Os três melhores clubes fora das Séries A, B e C do Brasileirão, se garantem na Série D 2025.

+ Itabirito FC mandará seus jogos no Independência durante o Campeonato Mineiro 2024

Confira as chaves:

  • GRUPO A: Cruzeiro, Ipatinga, Itabirito e Tombense;
  • GRUPO B: Atlético, Pouso Alegre, Uberlândia e Villa Nova;
  • GRUPO C: América, Athletic, Democrata-GV e Patrocinense.

ESTREIAS E CLÁSSICOS DOS CLUBES DA CAPITAL

Entre as equipes de Belo Horizonte, apenas o América irá estrear em seu reduto. O Coelho enfrentará o Pouso Alegre no Estádio Independência. A definição reedita o mesmo duelo da primeira rodada do estadual do ano passado, mas desta vez, na capital mineira.

Atual tetracampeão mineiro, o Atlético jogará mais distante. O Galo terá a Patrocinense pela frente, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio. A cidade fica aproximadamente 415km de Belo Horizonte.

Já o Cruzeiro começará sua caminhada bem do lado de BH. A Raposa enfrentará o Villa Nova, atual vice-campeão do Troféu Inconfidência, em Nova Lima, no Alçapão do Bonfim. Será a segunda vez seguida que os times terão o duelo tradicional dentro da terra do ouro, pelo Campeonato Mineiro.

+ Para saber tudo sobre o Futebol Mineiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

O primeiro clássico do estadual será o duelo entre Atlético e Cruzeiro, realizado na 3ª rodada, previsto para os dias 3 ou 4 de fevereiro. Como o confronto do Campeonato Mineiro anterior foi realizado com mando celeste, o jogo será na Arena MRV. Após, a Raposa enfrentará o América no Mineirão, na 5ª rodada, e o Coelho receberá o Galo no Independência, na 7ª e penúltima rodada da 1ª fase.

Confira a tabela completa da fase de grupos do estadual:

1ª até a 4ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro (Foto: Reprodução/Instagram/FMF)
1ª até a 4ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro (Foto: Reprodução/Instagram/FMF)
5ª até a 8ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro (Foto: Reprodução/Instagram/FMF)
5ª até a 8ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro (Foto: Reprodução/Instagram/FMF)
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo