Na noite desta quinta-feira (18), às 19 horas, o Atlético-MG vai até São Paulo enfrentar o Palmeiras pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o Galo ocupa a nona posição na tabela e busca uma vitória para se aproximar da briga pela vaga na Copa Libertadores do ano que vem.
Após um bom início no segundo turno e três vitórias consecutivas, o time comandado por Felipão sofreu uma dura derrota em casa na última rodada contra a equipe do Coritiba. O revés contra o lanterna da competição (era antes da partida), além de representar a primeira derrota na Arena MRV, serviu para frear a recuperação que o Galo estava tendo.
Agora, o time alvinegro precisa voltar a vencer se quiser continuar na briga por uma vaga na próxima Copa Libertadores. No momento, apenas quatro pontos separam o Galo do G-6 e uma vitória pode mudar o cenário para o restante da competição.
Mas o desafio não será fácil, pois além de enfrentar uma das melhores equipes da América do Sul, o Atlético irá encarar o grande algoz dos últimos anos. Nas últimas três temporadas (2021, 2022 e 2023), o responsável pela eliminação do Galo na Copa Libertadores foi o próprio Palmeiras.
Nas três edições, Atlético e Palmeiras se enfrentaram no mata-mata e os paulistas levaram a melhor em todas e por pequenos detalhes. Na primeira oportunidade, a vantagem ficou pelo gol fora de casa. No segundo ano, o Verdão levou a melhor nos pênaltis. E neste ano, o alviverde se classificou após uma vitória magra de 1 a 0 no agregado.
Além do retrospecto negativo em confrontos mata-mata, o Galo não vence o Porco há 10 jogos. A última vitória aconteceu em 2021, em partida válida pelo primeiro turno do Brasileirão. Das 10 partidas, oito terminaram empatadas e apenas houve duas derrotas, ambas no Mineirão.
Em caso de vitória, o Galo chegará a 43 pontos e poderá alcançar o sétimo lugar, dependendo dos resultados de outros jogos da rodada.