Atlético-MG
Atlético-MG busca ser apenas o terceiro brasileiro a eliminar o Boca Juniors em Libertadores
— Continua depois da publicidade —
O Atlético encara o Boca Juniors nesta terça (20) para buscar a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores. Se avançar, o Galo será apenas o terceiro clube brasileiro a conseguir o feito de eliminar o gigante argentino em uma mata-mata da competição.
+ Mineirão terá mosaico triplo para decisão entre Atlético e Boca Juniors; veja fotos
O Boca é um dos times mais temidos do continente, não a toa é o segundo maior campeão da Libertadores e é conhecido por ser um ferrenho carrasco dos clubes brasileiros. Ao todo, foram 21 disputadas de mata-matas contra brasileiros, tendo vencido 17 delas. As únicas derrotas dos Xeneizes aconteceram para o Santos de Pelé (1963), o Fluminense (2008), o Corinthians (2012) e novamente o Santos (2020). No entanto, a primeira derrota para o Santos e a derrota para o Corinthians foram em finais, ou seja, ele não foi eliminado na prática.
O curioso é que os dois clubes que eliminaram o time argentino foram finalistas (eliminaram na semifinal) e perderam suas finais. O Flu perdeu para a LDU e o Santos para o Palmeiras. Santos esse que era treinado pelo comandante atual do Galo, Cuca. Sendo assim, o treinador já tem a experiência (bastante recente, inclusive) de saber o que fazer para avançar contra os argentinos.
Após um 0 a 0 em La Bombonera, o Atlético precisa de qualquer vitória para atingir esse feito que poucos conseguiram. Em caso de empate sem gols, a decisão vai para a prorrogação, persistindo, teremos pênaltis. Qualquer vitória argentina ou empate com gols dá a classificação aos hermanos. A vitória alvinegra também será a primeira do clube contra o Boca em Libertadores – são três jogos, duas derrotas e um empate.