Copa do Mundo - Qatar 2022

Atuações ENM: Gakpo é absolvido por pouco em novo jogo ruim da Holanda

Cody Gakpo, atacante dos Países Baixos
François Nel/Getty Images

Assim como ocorreu na estreia diante de Senegal, os Países Baixos não apresentaram um bom desempenho. Porém, diferente da partida anterior, a vitória não veio. Em jogo disputado no Estádio Internacional Khalifa, em Al Rayyan/QAT, a Laranja Mecânica empatou em 1 a 1 com o Equador. Gakpo abriu o placar logo aos cinco minutos, mas Enner Valencia assumiu a artilharia isolada ao igualar o marcador aos três minutos da etapa complementar.

Siga toda a cobertura do Esporte News Mundo na Copa do Mundo 2022 pela hashtag #CopanoENM ou clique neste link.

Os vacilos defensivos definiram o resultado da partida. No primeiro tempo, logo aos cinco minutos, Moisés Caicedo errou o passe na intermediária de defesa, Klaassen ficou com a bola e deu de calcanhar para Gakpo chutar forte e abrir o placar, sem chances de defesa para Galíndez. Com o tempo, porém, os neerlandeses relaxaram, praticamente não levaram mais perigo e tentaram administrar o resultado. Com mais espaço para trabalhar à frente, o Equador melhorou seu desempenho em campo e passou a equilibrar o jogo. Tanto que os sul-americanos conseguiram marcar nos acréscimos da primeira etapa, após Ángelo Preciado arriscar da entrada da área, a bola desviar em Estupiñán e entrar, mas a arbitragem alegou interferência de Porozo e anulou o gol.

No segundo tempo, os equatorianos permaneceram no ataque e conseguiram igualar o marcador logo aos três minutos. Timber perdeu a bola, Estupiñán foi acionado na entrada da área pelo lado esquerdo e bateu cruzado. Noppert deu rebote e Enner Valencia empurrou ao gol vazio. Quase veio a virada momentos depois, quando Enner Valencia teve chute bloqueado pela defesa, Gonzalo Plata ficou com a sobra e acertou o travessão. Com o cansaço e as alterações feitas pelos dois treinadores, o jogo ficou concentrado no meio de campo, embora os sul-americanos apresentaram muito mais vontade de vencer.

Com o resultado, as seleções seguem empatadas no topo do Grupo A, com quatro pontos, mas os neerlandeses à frente por ter recebido menos cartões amarelos. A terceira e última rodada da fase de grupos será disputada ao meio-dia da próxima terça-feira (29) e as equipes estão em situação confortável, dependente das próprias forças para seguir na Copa do Mundo. O Equador terá confronto direto pela vaga nas oitavas de final contra Senegal novamente no Estádio Internacional Khalifa, em Al Rayyan/QAT, enquanto os Países Baixos terão duelo contra o Qatar, já eliminado, no Estádio Al Bayt, em Al Khor/QAT.

Nathan Aké, zagueiro dos Países Baixos
Anne-Christine Poujoulat/AFP via Getty Images

Destaques

Cody Gakpo – o atacante foi destaque pelo gol marcado logo aos cinco minutos. Fez a diferença em balançar as redes e se junta a Richarlison, Giroud, Saka, Taremi e Ferran Torres como os vice-artilheiros do Mundial. Porém, em relação à estreia, caiu bastante de rendimento, assim como todos os neerlandeses que entraram em campo.

Nathan Aké – o desempenho de todo o grupo foi bem inconsistente e a defesa cometeu alguns vacilos, mas o defensor do Manchester City foi o melhor da trinca de zaga, composta também por Timber e van Dijk. Foi mais preciso nos desarmes e aparentou mais segurança, eficiente no lado esquerdo defensivo.

Atuações

  • Andries Noppert (G) – 6
  • Jurriën Timber (Z) – 5
  • Virgil van Dijk (Z) – 6
  • Nathan Aké (Z) – 7
  • Denzel Dumfries (LD) – 5,5
  • Teun Koopmeiners (M) – 5,5
  • Frenkie de Jong (M) – 5,5
  • Daley Blind (LE) – 6
  • Davy Klaassen (M) – 6,5
  • Cody Gakpo (A) – 7
  • Steven Bergwijn (A) – 6
  • Memphis Depay (A) – 6
  • Steven Berghuis (M) – 6
  • Marten de Roon (M) – 5,5
  • Wout Weghorst (A) – 5,5
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo