A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou nesta segunda-feira (15) o áudio da comunicação entre a cabine do VAR e o árbitro Raphael Claus em uma análise durante o clássico entre Corinthians x Palmeiras. O Derby ocorreu no último sábado (13), na Neo Química Arena, e terminou com vitória alviverde por 1 a 0.
A situação divulgada é de quando o árbitro vai até o monitor do campo para conferir um possível cartão vermelho a ser dado para o atacante corintiano Roger Guedes. No campo, ele recebeu cartão amarelo devido a uma entrada dura no zagueiro adversário, Gustavo Gómez, aos 18 minutos do primeiro tempo (veja o vídeo completo abaixo).
Na ocasião, o próprio árbitro de vídeo, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, entendeu que a chegada não foi para expulsão, mas mesmo assim Claus pediu para ver o lance. Ele acaba concordando com Guarizo e mantém o cartão amarelo.
Porém, o que mais chamou a atenção da torcida palmeirense na situação foi a invasão de Guedes a área do monitor do VAR, tentando conversar com o árbitro bem ao lado dele. O vídeo mostra um dos assistentes, possivelmente o quarto árbitro João Vitor Gobi, avisando Claus a respeito da invasão e pede que ele aplique cartão amarelo, que seria o segundo, e portanto, acarretaria na expulsão do atleta. Apesar disso, o árbitro ignora.
Para saber tudo sobre o futebol brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
“Olha aí o cara aí dentro, Claus! Amarelo nele!”, afirma um dos assistentes. No momento, Claus segue analisando o lance, e decide pela manutenção do amarelo, mas não comenta nada sobre a invasão do atacante. Logo depois, novamente ele é alertado pela mesma voz: “O Roger Guedes está aí na área, hein.”
O que diz a regra
O protocolo do VAR mostra que Raphael Claus errou e deveria ter aplicado o segundo amarelo para o atacante corintiano, devido a invasão a área. O protocolo diz que “um jogador, substituto, jogador substituído ou oficial de equipe que entrar na RRA – Área de Revisão do Árbitro – deve ser advertido com cartão amarelo.”