A Avelar Sports divulgou as altimetrias das provas da etapa de Itabirito (MG) da Internacional Chayoang Estrada Real. A competição de mountain bike, que vale pontos para o ranking mundial, será disputada entre os dias 29 e 31 de março, sempre no Morro do Cristo.
Assim como aconteceu na etapa de Arcos, no início de março, Itabirito terá provas de XCC na sexta-feira (29), XCO no sábado (30) e XCM no domingo (31). As provas de XCC da sexta-feira são muito curtas, com altimetria desprezível. Nessa modalidade, os atletas andarão por 20 minutos e depois darão mais uma volta de 2 km.
Nas provas de XCO, os ciclistas irão competir em uma altimetria que varia entre 1086 e 1168 metros. Nessa modalidade, a pista terá quatro metros, e os atletas darão entre uma e sete voltas, dependendo da categoria. Os homens do Elite (profissional) darão sete, contra cinco das mulheres do Elite. Importante destacar que o número de voltas pode variar de acordo com o colégio de comissários. As provas de XCO têm o formato olímpico. Inclusive, elas valem pontos para os Jogos de Paris-2024.
No domingo, os atletas terão os percursos mais longos, afinal, é o XCM, a maratona. No percurso reduzido (45 km), os ciclistas irão pedalar entre 863 e 1165 metros. Já no completo (58), dedicado aos atletas de Elite e E-bike, a altimetria irá variar entre 864 metros e 1308 metros.
“Estamos muito felizes em retornar para Itabirito. É uma cidade que nos recebe sempre muito bem, tanto público quanto prefeitura. E ter a presença de atletas estrangeiros engrandece ainda mais o nosso evento”, conta Mariana Gomes, gerente geral da Avelar Sports.
Presença de grandes nomes do MTB
A etapa de Itabirito da Internacional Chayoang Estrada Real terá a presença de grandes nomes do mountain bike nacional. Letícia Cândido, que venceu a prova de XCM (Elite) em Arcos, é uma das atrações entre as mulheres. Ela é da equipe Houston Bike Team
Outra atração feminina é Hercíia Najara, da Estilo Ventura/Trek Brasil. Ela chega com confiança em alta após cair da bike e mesmo assim faturar o primeiro lugar da prova de XCO (Elite) em Arcos. As duas atletas estarão “em casa” porque moram na região de Itabirito.
Entre os homens, o mineiro José Gabriel, o paulista Luiz Cocuzzi e o baiano Ulan Galinski são alguns dos confirmados. O segundo venceu a prova de XCC, enquanto o terceiro levou a melhor no XCO. Outro grande nome é o australiano Sam Fox, campeão australiano de mtb.