O Bahia perdeu a partida de ida por 3 a 2 e vai precisar vencer o maior rival para ficar com o título.
Chegou a hora final! Neste domingo (7), o Bahia entra em campo para decidir o campeonato baiano contra o Vitória, de torcida única, todos os caminhos levam para a Arena Fonte Nova, na grande final do Campeonato Baiano de 2024, com a garantia de uma grande festa, mais de 48 mil torcedores nas arquibancadas.
O Tricolor, sob o comando do técnico Rogério Ceni, joga pela conquista do bicampeonato, seu 51º título, e o Rubro-negro, do técnico Léo Condé, seis anos depois, volta a disputar uma final de título Estadual da FBF – Federação Baiana de Futebol, e conquistar o 30º título baiano. Ba-Vi com transmissão ao vivo da estatal TVE.
No duelo da semana passada, tivemos um grande jogo no Barradão. O Bahia chegou a abrir 2 a 0, com gols de Thaciano e Cauly. Porém, Mateus Gonçalves saiu do banco e empatou para o Rubro-Negro. Até que, nos minutos finais, Iury Castilho virou o jogo e colocou o Vitória em vantagem para a finalíssima. O Vitória tem a vantagem do empate, por qualquer placar, para conquistar o título. Para ser campeão, o Bahia precisa vencer o clássico de amanhã à tarde na Fonte Nova pela diferença de dois gols, caso o Tricolor vença pelo placar mínimo, como aconteceu com o Rubro-Negro no Barradão, o campeão baiano vai ser conhecido em disputa de pênaltis.
Passada uma semana da primeira partida da final, a principal dúvida de Rogério Ceni é mesma: quem assume a vaga de Everaldo? O atacante segue em recuperação de lesão. A tendência é que, assim como aconteceu no Barradão, Luciano Juba comece entre os titulares.
O clássico Ba-Vi decidiu o Campeonato Baiano em 29 ocasiões, com 15 troféus para cada lado (na edição de 1999, o título foi dividido entre os dois clubes). Antes de 2024, a última vez que Bahia e Vitória chegaram à decisão foi em 2018, com o Tricolor de Aço levando a melhor.
Os torcedores do Bahia poderão chegar com antecedência porque os portões da Arena serão abertos às 13h. Haverá controle de acesso rigoroso com as equipes de orientadores e segurança, com apresentação do ingresso por antecipação. Haverá revista rigorosa, e a segurança privada da Arena terá 520 profissionais, com reforço no efetivo no gramado, além do apoio do caminhão da Secretaria de Segurança Pública com tecnologia de reconhecimento facial.