Bahia só entra em campo dia 25 e, até lá, precisará torcer pela derrota de adversários do Z4 para não se afundar na Série A.
O Bahia vai ter 13 dias e esse é o tempo que a torcida do Tricolor vai secar os adversários de tabela e esperar pelo duelo diante do Corinthians, fora de casa, no próximo dia 25 de novembro. O Timão, aliás, segue na briga contra o Z4 e é adversário direto do tricolor. A pausa no calendário da Série A se deve à disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo, onde o Brasil enfrenta Colômbia e Argentina.
O torcedor tricolor vai secar algumas partidas pela televisão nesse período, as duas partidas atrasadas do Cruzeiro. O Cabuloso está um ponto atrás do Bahia, no 17º lugar com 37 pontos, abrindo o Z4, mas pode chegar a abrir cinco pontos de vantagem para o Esquadrão caso vença seus compromissos, o que afundaria a equipe de Rogério Ceni na zona de rebaixamento. O 16º colocado ficaria, no mínimo, quatro pontos à frente do tricolor.
Um dos duelos do Cruzeiro será diante do Vasco, no dia 22, em Belo Horizonte. O Vasco também está disputando na zona maldita e tem um jogo a menos. É o 15º colocado com 40 pontos. Já a outra partida atrasada do Cruzeiro será diante do Fortaleza dias antes, em 18 de novembro. Os mineiros vão até o Castelão enfrentar o tricolor cearense, que apesar da rivalidade regional pode ajudar muito o companheiro nordestino na tabela.
Ou seja, o real cenário de disputa do Bahia na Série A só será revelado para o torcedor depois do dia 22. Até lá, as projeções, contas matemáticas e superstições são as principais armas que a torcida azul, vermelha e branca tem para esperar o próximo confronto.
De um lado, uma torcida que sofre com a demora do próximo jogo. Do outro, um elenco que precisa aproveitar cada segundo desse período para evoluir positivamente e corrigir as falhas cometidas contra Cuiabá e Athletico Paranaense. O técnico Rogério Ceni retoma os treinamentos nesta terça-feira (14) após folga da equipe na segunda.
Até o dia 25, o treinador precisará corrigir as falhas, principalmente defensivas, e ao mesmo tempo desenhar o time titular que irá até a capital paulista enfrnetar o Corinthians.
Em entrevista coletiva após o empate com o Athletico, Rogério Ceni afirmou que o time baiano terá nove sessões de treinamentos até o próximo desafio. Mesmo que os resultados do Cruzeiro sejam ruins, o Bahia tem tempo para evoluir como equipe e fazer a sua parte.
Ceni não poderá contar com o atacante Everaldo. Artilheiro do time na temporada com 19 gols, o camisa 9 recebeu o terceiro amarelo e não atuará na partida. Quem também está suspenso por cartão é o zagueiro David Duarte, que recebeu um amarelo do banco de reservas no último domingo.
Dentro da zona de rebaixamento ou não, o Bahia tem que fazer a sua parte para se livrar da Série B em 2024 nos quatro jogos restantes. Para isso, no entanto, será preciso retomar o caminho das vitórias.