Bahia

Bahia visita o Jacuipense buscando abrir vantagem na final do Baianão

Felipe Oliveira/EC Bahia

Buscando conquistar seu primeiro título na “Era City”, o Bahia vai até Riachão do Jacuípe neste domingo (26), onde enfrentará o Jacuipense pela primeira partida das finais do Campeonato Baiano. Equipe de melhor desempenho no torneio estadual, o Tricolor chega para o confronto em sua melhor forma em 2023, vindo de vitórias expressivas contra Itabuna e CRB.

+ CBF garante que Luciano Juba pode jogar o Brasileirão de 2023 pelo Bahia

+ Marcelo Paz dá detalhes para Fortaleza liberar Titi ao Bahia

Após ser alvo de fortes criticas nesse início de temporada, o técnico Renato Paiva parece ter encontrado no 3-4-2-1 o melhor esquema para extrair o potencial de seus jogadores. Desde que optou por atuar dessa forma, a equipe vem sendo elogiada pela capacidade de agredir seu adversário e apresentou uma evolução no setor defensivo (apesar de ainda estar longe do ideal).

De acordo com o treinador, a escalação inicial da partida de hoje deve variar em relação ao time que atuou contra o CRB, na quarta-feira (22): “vamos mudar um pouco a equipe. É um gramado diferente, mas desde que cheguei disse que o gramado não é justificativa para não ganharmos. Mas é claro que muda o processo”.

Ainda não se sabe qual será o time titular para o confronto, mas o Bahia já tem três desfalques certos: Danielzinho não atua por suspensão, após ter sido expulso contra o Itabuna, enquanto Yago Felipe e Arthur Sales não podem atuar por não estarem inscritos no torneio

RETROSPECTO

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Bahia e Jacuipense já se enfrentaram duas vezes nesta temporada, em partidas válidas pela Copa do Brasil e pela primeira fase do Campeonato Baiano. Em ambas o Tricolor levou a melhor.

No estadual, o Esquadrão de Aço contou com um gol de Ricardo Goulart no final da partida para vencer por 1×0. Já pela Copa do Brasil, o time de Renato Paiva deu show, vencendo com autoridade por 4×1, com gols de Cauly, Jacaré e Biel.

Apesar das vitórias até aqui, a equipe soteropolitana sabe que não pode subestimar o Leão do Sisal: “vai ser uma partida difícil. Vamos nos preparar da melhor maneira para ter um bom jogo”, apontou Nicolás Acevedo, volante tricolor em entrevista coletiva dada na última sexta-feira (24).

EM BUSCA DO 50º TITULO

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Sendo o maior campeão da história do Baianão, com 49 títulos, o Bahia enfrentará pela primeira vez o Jacuipense em uma final de estadual. Até aqui, o Tricolor de Aço teve 12 adversários diferentes em decisões, com 7 dessas equipes vindas do interior do estado.

Caso conquiste o titulo, o Esquadrão de Aço será apenas a segunda equipe a vencer 50 vezes o campeonato estadual, sendo superado somente pelo ABC de Natal, que tem 57 títulos. Atualmente, o Bahia está empatado com o Paysandu na lista de maiores campeões estaduais: ambos dividem o segundo lugar, com 49 títulos.

Bahia e Jacuipense se enfrentam nesse domingo, às 16h (horário de Brasília). A partida acontece no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo