Depois de cinco temporadas sem clássicos na final, o Campeonato Baiano volta a ser decidido com um Bahia e Vitória em 2024.
Bahia e Vitória voltarão a medir forças nesta quarta-feira (20), na Fonte Nova, pela Copa do Nordeste. A partida será a primeira de uma maratona entre as duas equipes, que vão se enfrentar quatro vezes em um espaço de 30 dias.Tricolores e Rubro-Negros medem forças nos dias 31 de março e 7 de abril para desempatar um equilibrado histórico de decisões estaduais. São 15 títulos para cada lado no recorte em que o Baianão teve uma final entre Bahia e Vitória.
Na última vez que eles se encontraram, no já distante ano de 2017, em um mundo pré-pandêmico, o Bahia levou a melhor. O Tricolor venceu o primeiro jogo da final por 2 a 1 na Arena Fonte Nova, depois foi ao Barradão e ganhou mais uma vez para ser campeão: 1 a 0.
Desde então, o Vitória viveu alguns dos piores anos de sua centenária história e amargou cinco eliminações seguidas na primeira fase. O Bahia, com três títulos nos últimos cinco anos, ficou fora da final duas vezes, em 2021 e 2022, temporadas em que o Atlético de Alagoinhas foi o campeão.
Além do confronto pelo Nordestão, a dupla Ba-Vi se encontrará duas vezes pelas finais do Campeonato Baiano e também na 3ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.O equilíbrio também se dá no mando de campo, já que tanto o Bahia quanto o Vitória terão dois jogos cada na Fonte Nova e no Barradão, respectivamente.
A Copa do Nordeste ainda pode reservar mais duas partidas se as duas equipes chegarem na final. Além disso, a Copa do Brasil pode sortear um encontro entre as duas equipes, que estão em potes diferentes na terceira fase da competição.