Futebol Internacional

Banfield: Conheça o centenário clube que buscará seu 2º título argentino

Divulgação / Banfield

Neste domingo (17), o Banfield buscará seu segundo título nacional e uma vaga na Conmebol Libertadores 2021 diante do Boca Juniors no Estádio Bicentenario.

Buscando deixar você preparado para assistir à decisão da Copa Diego Armando Maradona (competição oficial), o Esporte News Mundo preparou um resumo com o perfil histórico do Banfield.

Além do resumo histórico, um levantamento sobre a atual equipe também foi produzido, destacando os artilheiros e o principal jogador do elenco.

Apresentação

Estadio Florencio Sola [Divulgação / Banfield]
Nome completo

Club Atlético Banfield

Fundação

21 de janeiro de 1896

Estádio

Falorencio Sola (Banfield, Buenos Aires)

Capacidade do estádio

34.901

Presidente

Lucía Barbuto

Extremamente tradicional, o Banfield é um dos clubes mais antigos do futebol sul-americano. Fundado em 21 de janeiro de 1896 (prestes à completar 125 anos), o surgimento do clube aconteceu através da chegada de imigrantes ingleses no local, que fica cerca de 15km ao sul da capital Buenos Aires.

O críquete era o principal esporte do clube durante sua fundação, mas a chegada de Alfred John Goode tornou o futebol a prioridade máxima. Apesar da tradição no esporte, o clube ainda não conseguiu um título internacional. Na esfera nacional, foram décadas até conseguir o maior título do futebol argentino.

Após vice-campeonatos nas temporadas de 1951 e 2005, o Banfield enfim foi campeão nacional profissionalmente da Primeira Divisão com a conquista do Torneo Apertura em 2009. O clube também possui dois títulos da 3ª divisão e dez títulos da 2ª divisão (incluindo a primeira temporada da B Nacional).

Porém, há uma marca expressiva no passado onde os torcedores buscam seu maior orgulho: Entre 1950 à 1953, o Banfield ostentou uma invencibilidade de 49 jogos, registrando uma das maiores marcas da história do futebol mundial.

Ídolos e fato histórico

Julio Falconi Diivulgação

Técnico: Julio Falconi é considerado por muitos torcedores o maior ídolo do clube. Foi técnico quatro vezes, sendo responsável por grandes campanhas e classificações aos torneios continentais, uma realidade distante do clube. Na temporada 2004/05, terminou em 5º da Libertadores.

Jogador: Dentro de campo, Garrafa Sánchez é muito lembrado por ter sido o destaque no retorno à primeira divisão em 2001, além de ter participado das primeiras campanhas nos torneios internacionais.

Lucia Barbuto Divulgação

1ª mulher presidente: Em outubro de 2018, o Banfield novamente entrou para a história por eleger Lucia Barbuto como presidente do clube: se estabelecendo como o primeiro clube argentino à ter uma mulher no cargo máximo da instituição.

Campanha na Copa Diego Armando Maradona

  • 03/11/20 vs. River Plate: 3-1 (Fora)
  • 07/11/20 vs. Godoy Cruz: 1-0 (Casa)
  • 13/11/20 vs. Rosario Central: 4-2 (Fora)
  • 20/11/20 vs. River Plate: 0-2 (Casa)
  • 28/11/20 vs. Godoy Cruz: 0-0 (Fora)
  • 04/12/20 vs. Rosario Central: 1-1 (Casa)
  • 14/12/20 vs. Atlético Tucuman: 2-0 (Fora)
  • 21/12/20 vs. Gimnasia: 2-1 (Casa)
  • 28/12/20 vs. Colón: 2-1 (Fora)
  • 04/01/21 vs. Talleres: 2-3 (Fora)
  • 10/01/21 vs. San Lorenzo: 4-1 (Casa)

Artilharia

  1. Guiliano Galoppo (meia) – 5 gols
  2. Augustín Fontana (atacante) – 5 gols
  3. Juan Álvarez (meia) – 3 gols
  4. Mauricio Cuero (atacante) – 2 gols
  5. Fabián Borgadaray (atacante) – 2 gols

Como joga o time na temporada atual

A maior estratégia utilizada pelo Banfield está em relação ao jogo posicional, com a movimentação em bloco sendo feita frequentemente. Porém, a melhor qualidade da equipe são as jogadas de bola parada, tanto ao atacar quanto ao defender.

O Banfield atual joga com muito espaço, tentando cruzamentos em diversos momentos principalmente pela direita. A defesa é agressiva e o time se propõe em tentar controlar o jogo no campo adversário. Em 11 jogos disputados, 21 gols foram marcados.

Porém, apesar de boas ideais, há muitas falhas de execução. O time demonstrou bastante deficiência em duelos aéreos, nos contra-ataques adversários, em manter a posse de bola no campo adversário, em finalizações e, principalmente, em parar diversas jogadas com faltas dando origem à cobranças perigosas.

Principal jogador: Martín Payero

Divulgação / River Plate

Martín Payero, jovem meia de 22 anos, é o jogador de maior destaque na atual campanha do Banfield. Atuando principalmente no centro do campo (além de recuar em diversas ocasiões), Payero é o maior organizador de jogadas da equipe, além de ser o mais regular em relação às atuações.

Fonte: SofaScore

Payero possui média de 55.6 toques na bola por jogo. Em relação aos passes decisivos, acumula média de 2.6. Em mais de 10 jogos do Banfield, foi responsável por sete assistências, além de ter acertado 61% dos dribles tentados. O contrato de €2.30 milhões, com um dos destaques do futebol argentino na atualidade, é válido até junho de 2022.

Escalação mais recente: Banfield 4-1 San Lorenzo
Técnico: Javier Esteban Sanguinetti

Foi com esta escalação com a qual o Banfield derrotou o San Lorenzo por 4 a 1 na última rodada do Grupo B pela 2ª fase da Copa Diego Armando Maradona, chegando à 12 pontos para fechar o grupo na liderança.

Bordagaray foi o responsável por abrir o placar de cabeça. Agutín Fontana marcou o segundo aplicando um ótimo voleio. Após ter sofrido gol com Salazar, os donos da casa se sobressaíram novamente com Martín Payero (cobrança de falta) e Juan Pablo Álvarez chutando cruzado nos acréscimos.

Boca Juniors x Banfield: Domingo, dia 17 de janeiro
22h10 (horário de Brasília)

*Texto foi atualizado para corrigir informações em relação à campanha da equipe na Copa Diego Armando Maradona com a inclusão de dois jogos iniciais, alterando também dados estatísticos quanto aos gols marcados.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo