Futebol Internacional

Barcelona é surpreendido pelo Rayo Vallecano em derrota pela La Liga

Barcelona Rayo Vallecano
Florencia Tan Jun/Getty Images

Nesta quarta-feira (26), o Barcelona foi derrotado pelo Rayo Vallecano por 2 a 1 no Estadio de Vallecas, em jogo válido pela 31ª rodada de La Liga.

A etapa inicial foi um pesadelo para os comandados de Xavi Hernández devido à falta de produtividade ofensiva contra um organizado Rayo Vallecano, que abriu rapidamente o placar com Álvaro García.

No segundo tempo, Fran García marcou o segundo gol e encaminhou a vitória para a equipe de Andoni Iraola. Entretanto, o Barça teve a oportunidade de uma reação na reta final com Robert Lewandowski, mas não conseguiu buscar o empate.

Com a derrota, o Barcelona segue estacionado em 76 pontos na liderança de La Liga, à frente do rival Real Madrid (65). A 31ª rodada favoreceu o Atlético de Madrid (63), que pode ultrapassar a equipe de Ancelotti na próxima rodada. O Rayo Vallecano foi à 43 pontos com a vitória, subindo para a 9ª colocação.

Rayo Vallecano dominou as ações no primeiro tempo

Mesmo com menos posse de bola durante o primeiro tempo, o Rayo Vallecano foi superior em relação ao líder do Campeonato Espanhol desde o apito inicial.

Aos 19′, os donos da casa abriram o placar depois que Gavi perdeu a bola para Camello no campo ofensivo, deixando para Álvaro García chegar na grande área pela esquerda e chutar rasteiro no canto, vencendo Ter Stegen.

Na tentativa de resposta, o Barcelona chegou no contra-ataque com Gavi deixando Isi para trás para acionar Raphinha, escorando a bola buscando Lewandowski, só que Dimitrievski afastou a bola e evitou maior perigo.

No restante da etapa inicial, Camello exigiu três defesas de Ter Stegen, e o Barcelona foi para os vestiários com a derrota parcial pois Lewandowski marcou um gol anulado pelo VAR por impedimento.

Barcelona ensaiou reação após sofrer o 2º gol

O intervalo não mudou os prognósticos da partida e o Rayo Vallecano precisou de apenas oito minutos para ampliar a vantagem. De Jong tentou afastar, mas a bola parou nos pés de Fran García que deixou Araujo para trás e fez a infiltração para chutar rasteiro na saída de Ter Stegen.

Xavi Hernández acionou Ansu Fati e Jordi Alba imediatamente após o segundo gol sofrido, mas a pressão alta do Rayo Vallecano impedia melhor progressão ofensiva em uma atuação decepcionante para os prováveis campeões.

Entretanto, as alterações na reta final diminuíram a intensidade e qualidade do Rayo Vallecano. Em uma falha defensiva, o Barcelona diminuiu com Robert Lewandowski, depois que Kessie avançou com liberdade para acionar o artilheiro dentro da grande área.

Os minutos finais tiveram um Barcelona pressionando o adversário em busca do empate. A chance decisiva veio aos 45′, quando Lewandowski acionou Raphinha após cobrança de falta mas o voleio saiu ao lado da trave, definindo a vitória do Rayo Vallecano.

FICHA TÉCNICA
RAYO VALLECANO 2-1 BARCELONA

Data: 26/04/2023, 17:00
Estádio: Estadio de Vallecas
Competição: La Liga 2022/23  – 31ª Rodada

Gols: 1T 19′ Álvaro García (RAY); 2T 9′ Fran García (RAY); 2T 38′ R.Lewandowski (BAR)

Substituições – RAY: P.Ciss (Ó.Trejo); Pep Chavarría (Unai López); Salvi (Álvaro García); A.Munin (Óscar Valentín); Raúl de Tomás (Sergio Camello)

Substituições – BAR: Jordi Alba (Marcos Alonso); Ansu Fati (Ferran Torres); F.Kessié (Pedri); Pablo Torre (Gavi); Eric García (F.de Jong)

Rayo Vallecano (4-4-2):  Stole Dimitrievski; Ivan Balliu, Florian Lejeune, Alejandro Catena, Fran Garcia; Isi Palazon, Unai Lopez, Oscar Valentin, Alvaro Garcia; Oscar Trejo, Sergio Camello. Técnico: Andoni Iraola

Barcelona (4-3-3): Marc-Andre ter Stegen; Jules Kounde, Ronald Araujo, Marcos Alonso, Alejandro Balde; Pedri, Frenkie de Jong, Gavi; Ferran Torres, Robert Lewandowski, Raphinha. Técnico: Xavi Hernández

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo