O tradicional “Troféu Joan Gamper”, torneio que abre a temporada para o Barcelona, aconteceu nesta terça-feira (08), no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona. Diante do Tottenham, da Inglaterra, o clube catalão mostrou certa dificuldade no primeiro tempo e chegou a tomar a virada depois de ter saído em vantagem. No entanto, no segundo tempo, o Barcelona mostrou sua força, venceu por 4 a 2 e conquistou novamente o tradicional torneio.
No primeiro tempo da partida, o Barcelona começou dando mostras de que iria confirmar o seu favoritismo e abriu o placar logo com três minutos, quando o artilheiro Robert Lewandowski marcou. Vivendo um processo de reconstrução do elenco e até mesmo mudança na comissão técnica, o Tottenham mostrou reação e virou a partida.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook
Os dois gols da equipe inglesa foram marcados por Oliver Skipp, que já havia conseguido um grande desempenho na temporada passada e mostrou que pode ser novamente importante para o Tottenham. O jogador marcou aos 24 e aos 36 minutos, deixando o time inglês em vantagem na primeira etapa.
Xavi Hernández optou por fazer muitas mudanças em sua equipe e o alemão Ilkay Gundogan foi um dos que entrou em campo. O jogador foi fundamental no título do Manchester City na última edição da Liga dos Campeões e deve ser titular do Barcelona durante a atual temporada europeia. Gundogan chegou a criar boas jogadas e organizou o meio campo do clube catalão, embora não tenha apresentado uma participação decisiva.
Pelo lado do Tottenham, o técnico Ange Postecoglou, recém-chegado ao clube, pouco fez mudanças em sua equipe e manteve a base na maior parte do tempo. O goleiro italiano Vicario, contratado para assumir o lugar deixado pelo experiente Hugo Lloris, conseguiu aparecer com destaque nos momentos em que foi exigido.
Já ao final da partida, quando tudo parecia encaminhado para a vitória do Tottenham, Ferrán Torres garantiu o empate, Ansu Fati virou e Ezzazouli ampliou: Barcelona 4 a 2 e placar final.
Esse foi o 46º título do clube catalão no Troféu Joan Gamper. A última derrota foi em 2012, quando a Sampdoria, da Itália, conseguiu surpreender e venceu por 1 a 0.
Atual campeão da LaLiga, o Barcelona estreia na competição nacional no próximo domingo (13), quando visita o Getafe, às 16h30 (de Brasília). Pela Premier League, o Tottenham joga no mesmo dia, mas às 10hs e vai encarar o Brentford, fora de casa, em seu primeiro desafio.
