Mais Esportes

Barco do Brasil que dará a volta ao mundo ganha novo atleta

Jonas (Foto: Vicent Olivaud)

O velejador paulista Jonas Muro Gomes foi convidado para integrar a equipe como co-skipper.

Vicent Olivaud
— Continua depois da publicidade —

O Barco Brasil ganha um novo reforço para a Volta ao Mundo Globe 40, regata que larga em setembro deste ano, em Cádiz, na Espanha, e desafia as duplas participantes ao longo de sete meses pelos mares do planeta.

O velejador paulista Jonas Muro Gomes foi convidado para integrar a equipe como co-skipper, ao lado de José Guilherme Caldas e Luiz Bolina. Com a chegada de Jonas, o trio poderá adotar um esquema de revezamento, essencial para encarar os desafios extremos da Globe 40.

Aos 30 anos, Jonas tem um histórico marcado por desafios na vela oceânica. Natural de São Paulo (SP) e residente em Ilhabela (SP), cresceu no mar e acumulou grandes travessias desde a infância, incluindo uma volta pelo Atlântico com sua família. Em 2023, cumpriu o sonho de disputar a Mini Transat, regata solo que cruza o Atlântico em barcos de apenas 6,5 metros.

Publicidade

“Não esperava voltar tão cedo para as regatas offshore, mas quando o Zé Guilherme me ligou, não tive como dizer não! É uma oportunidade incrível e estou muito animado para essa aventura.”

“Confesso que tive problemas para dormir depois da ligação. Não é todo dia que se recebe um convite para uma Volta ao Mundo em dupla, ainda mais sem nunca termos velejado juntos!”

José Guilherme Caldas e Luiz Bolina concluíram recentemente mais uma fase importante de treinos na Europa, velejando cerca de 2.500 milhas náuticas (4.800 km) com o Class40, barco que será utilizado na Globe 40. Durante a preparação, enfrentaram ventos fortes, ondas de até seis metros e condições extremas, essenciais para testar embarcação e tripulação.

Nos próximos meses, Jonas se juntará ao time para um período de treinos na Europa. “Estou animadíssimo e muito agradecido ao Zé Guilherme e ao Bolina pela oportunidade de participar desse time. Voltar ao mundo das regatas offshore com um Class40, dar a Volta ao Mundo em regata, em dupla… É uma chance única antes de fazer isso com calma no meu barquinho casa. Vamos nessa!”

Barco (Foto: Flávio Perez)
Barco (Foto: Flávio Perez)

Atualmente, o barco está no estaleiro do experiente velejador espanhol Roberto “Chunny” Bermudez, onde passa por ajustes técnicos. Antes da Globe 40, a equipe disputará a tradicional Fastnet Race, em julho, uma das provas offshore mais exigentes do mundo.

A Globe 40 tem largada em Cádiz, na Espanha, e desafia os velejadores a percorrer 30 mil milhas náuticas ao redor do planeta, passando por Cabo Verde, Austrália, Chile e Brasil, antes da chegada final em Lorient, na França.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo