Em jogo decisivo na definição do Grupo A2, a Bélgica venceu a Dinamarca por 4 a 2 e classificou-se para o Final Four da UEFA Nations League.
O primeiro tempo ficou marcado pela movimentação de ambas equipes. A Bélgica começou melhor e abriu o placar rapidamente com Tielemans. Aos poucos, a Dinamarca reagiu e chegou ao empate na cabeçada de Wind.
A segunda etapa foi menos equilibrada com maior domínio dos belgas, principalmente de Lukaku que decidiu a classificação e marcou dois gols em dez minutos, aproveitando as poucas chances que surgiram. Os dinamarqueses não conseguiram ter os mesmos espaços para criação de jogadas.
Os minutos finais ainda reservaram uma falha incrível do goleiro Courtois em recuo, marcando gol contra. A Dinamarca não teve oportunidade de pensar em reação porque De Bruyne teve liberdade para fechar o placar.
A Bélgica jogará o Final Four da Nations League com Espanha, França e Itália partir do dia 6 de outubro de 2021.
O JOGO
O placar rapidamente foi aberto pelos belgas, logo aos 3 minutos. Após disputa pela esquerda na entrada da área, Tielemans aproveitou a sobra e chutou rasteiro no canto para surpreender Schmeichel.
A Bélgica estava controlando as ações, jogando com paciência e empurrando a marcação adversária para seu próprio campo invertendo entre 3-4-3 e 3-2-5. Sem a bola, o 3-4-3 ficava mais claro com duas linhas no campo de ataque. Contudo, a construção do ataque encontrava dificuldades para avançar e o jogo se desenrolava com poucas chances.
Apesar de dominantes, os belgas acabaram sofrendo gol de empate aos 18 na primeira chegada dinamarquesa. Na saída em bloco para o contra-ataque, um leve toque de cabeça do centroavante Wind com muito espaço na grande área foi suficiente para concluir para o gol. Logo após este gol, Daniel Wass (na tentativa com o pé direito no centro da área), Tielemans (no chute rasteiro) e Lukaku (de cabeça) conseguiram finalizar perigosamente em um 1º tempo bastante movimentado, com duas finalizações certas para cada lado, onde a Bélgica começou melhor nos primeiros 20 minutos, mas a Dinamarca subiu de produção e equilibrou.
Contudo, a Bélgica começou melhor o 2º tempo e conseguiu ser fatal ao marcar na primeira finalização, aos 14. Após ter sofrido falta, Tielemans bateu rapidamente e pegou a defesa dinamarquesa desatenta. De Bruyne recebeu e Lukaku foi acionado para encobrir Schmeichel no segundo gol belga.
A Dinamarca até tentou reagir novamente e construiu duas finalizações com Eriksen no chute de fora da área e cabeçada de Poulsen que saiu pelo lado direito. Mas ao contrário do primeiro tempo, a seleção dinamarquesa não conseguiu reequilibrar a partida no campo ofensivo. Apesar de um sistema defensivo sólido, a equipe acabava sofrendo com erros pontuais que eram aproveitados pela Bélgica. Desta forma, os belgas chegaram ao terceiro gol e encaminharam a vitória aos 24. Hazard acertou um lançamento em profundidade pela direita e quebrou linhas para Lukaku receber em boas condições para concluir e deixar Schmeichel sem chances de defesa.
A melhor chance da Dinamarca no 2º tempo ocorreu na reta final com a bicicleta de Braithwaite na dividida com Chadli, exigindo boa defesa de Courtois. Porém, logo depois, o goleiro acabou cometendo uma grave falha ao tentar dominar bola de Chadli em um recuo, deixando o placar em 3 a 2 aos 41 minutos. Contudo, a Bélgica não deixou espaço para Dianamarca pensar em construir uma reação nos últimos minutos com Kevin De Bruyne, que marcou o quarto gol com bastante tranquilidade na conclusão pelo lado esquerdo para fechar o placar em 4 a 2.
FICHA TÉCNICA UEFA Nations League – Liga A: Grupo 2 – 6ª Rodada
Bélgica 4-2 Dinamarca
Data: 18/11/2020, 16:45
Estádio: Den Dreef Stadium
Árbitro: Slavko Vincic (Eslovênia)
Gols: 1T 3′ Youri Tielemans (Bélgica); 1T 17′ Wind (Dinamarca); 2T 14′ Lukaku (Bélgica); 2T 24′ Lukaku (Bélgica); 2T 41′ Courtois (Dinamarca/gol contra); 2T 42′ Kevin De Bruyne (Bélgica)
Substituições – Bélgica: Foket (Hazard)
Substituições – Dinamarca: Jensen (Delaney); Andersen (Poulsen); Sisto (Wind)
Bélgica (3-4-3): Thibaut Courtois; Toby Alderweireld, Jason Denayer, Jan Vertonghen; Thorgan Hazard, Youri Tielemans, Leander Dendoncker, Nacer Chadli; Dries Mertens, Romelu Lukaku, Kevin De Bruyne. Técnico: Roberto Martínez
Dinamarca (4-2-3-1): Kasper Schmeichel; Daniel Wass, Simon Kjær; Anders Christiansen, Joakim Maehle; Højbjerg, Thomas Delaney; Yussuf Poulsen, Christian Eriksen, Martin Braithwaite; Jonas Wind. Técnico: Kasper Hjulmand
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.