Boca Juniors e River Plate empataram por 2 a 2 neste sábado (2) em clássico bastante movimentado na Bomborena pela Copa Diego Armando Maradona.
Foi na primeira chegada ao ataque em que o Boca abriu o placar com Ramón Ábila. O River dominou a posse, mas ficou travado na defesa adversária.
No segundo tempo, Capaldo foi expulso e deixou o Boca em situação complicada. Pouco depois de ter perdido uma enorme chance, o River virou o jogo com Girotti e Borré, marcando dois gols em três minutos.
Quando o River parecia estabelecer uma vantagem para ampliar o placar, Pérez acabou sendo expulso e o Boca aproveitou, pressionando mais e chegando ao empate com Sebastián Villa, na assistência de Tévez.
Nesta semana, os argentinos jogarão as semifinais da Conmebol Libertadores contra os brasileiros. O River Plate enfrentará o Palmeiras às 21h30 desta terça-feira (5), enquanto o Boca Juniors jogará contra o Santos às 19h30 desta quarta-feira (6).
1º TEMPO
O River Plate dominou a posse e construiu as melhores jogadas nos primeiros minutos, enquanto o Boca Juniors marcava com linhas baixas e esperava pelo contra-ataque. Aos 2, o goleiro Andrada foi testado pela primeira vez em grande chute de Borré.
Entretanto, na primeira jogada de ataque aos 8 minutos, o Boca abriu o placar em jogada que pegou a defesa adversária desprevenida. Más aplicou um enorme lançamento e Ábila completou de primeira na pequena área.
Com ainda maior controle da posse, o River tentou ameaçar em diversas oportunidades buscando o empate e quase conseguiu na sobra de Carrascal dentro da área, em um forte chute que parou na trave. O Boca também voltou a assustar no contra-ataque, em chute de Capaldo que parou numa grande defesa de Armani.
O restante do primeiro tempo acabou não tendo fortes emoções. O River fechou com 72% de posse, mas apenas três finalizações foram no alvo e o sistema defensivo do Boca ofereceu poucos espaços, com destaques para as atuações de Izquierdoz, Villa e Cardona.
2º TEMPO
Para a segunda etapa, Gallardo acionou Ignacio Fernández e Matías Suárez nos lugares de Zuculini e Beltrán na tentativa de conseguir maior êxito nas conclusões. Porém, o Boca voltou melhor e quase ampliou o placar aos 8 em contra-ataque que gerou discussão.
Em mais um forte lançamento, Ábila recebeu e ficou no 1v1 contra o goleiro Armani. Zárate passava livre pelo lado, mas o primeiro atacante não viu e acabou concluindo mal. Na sequência da jogada, os dois foram substituídos por Tézes e Soldano, e acabaram discutiram bastante no banco de reservas.
Aos 13, uma disputa no meio-campo acabou em cotovelada de Campuzano para cima do marcado, ocasionando a expulsão. Com o Boca atuando com um a menos, era momento do River pressionar ainda mais os adversários.
Depois de bastante insistência, os visitantes finalmente chegaram ao empate aos 29 do 2º tempo. Montiel acertou o cruzamento na medida e Girotti ajoelhou para cabecear e tirar do goleiro. A situação dos visitantes ficaria ainda melhor poucos minutos depois, com a virada no placar.
Aos 32, em ataque saindo pela esquerda, Pinola não encontrou seus marcadores e a bola sobrou para Fernandez cruzar. Borré se antecipou à marcação para cabecear e tirar de Andrada. Logo em seguida, o Boca teria um alívio na busca pelo empate. Pérez deu carrinho perigoso e tomou o segundo amarelo, sendo expulso.
Com a partida novamente equilibrada, o Boca foi pra cima do River e conseguiu empatar aos 40. Tévez girou pra dentro da marcação de Rojas e colocou Villa dentro da área com liberdade para tocar levemente na bola e concluir com categoria.
Nos acréscimos, o River teve mais chances de buscar a vitória, mas não conseguiu chegar perigosamente e o clássico terminou empatado.
FICHA TÉCNICA Copa Diego Armando Maradona: Finais – 4ª Rodada
Boca Juniors 2-2 River Plate
Data: 02/01/2020, 21:30
Estádio: Bombonera (Alberto Jose Armando)
Árbitro: Fernando Rapallini
Gols: 1T 10′ Ábila (Boca); 2T 29′ Girotti (River); 2T 32′ Borré (River); 2T 41′ Villa (Boca)
Cartão Vermelho: 2T 13′ Campuzano (Boca); 2T 36′ Pérez (River)
Substituições – Boca Juniors: Carlos Tévez (Ábila); Soldano (Zárate)
Substituições – River Plate: Matías Suárez (Beltrán); Ignácio Fernández (Zuculini)
Boca Juniors (4-4-2): Esteban Ansrada; Buffarini, Carlos Zambrano, Carlos Izquierdoz, Emmanuel Más; Edwin Cardona, Capaldo, Campuzano, Sebastián Villa; Ramón Ábila, Mauro Zarate. Técnico: Miguel Angel Russo
River Plate (4-1-3-2): Franco Armani; Gonzalo Montiel, Rojas, Paulo Díaz, Javier Pinola; Enzo Pérez; Zuculini, Carrascal, Nicolás De la Cruz; Lucas Beltrán, Borré. Técnico: Marcelo Gallardo
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.