Futebol Internacional

Borussia Dortmund domina Schalke 04 e vence clássico por 3 a 0 pela Bundesliga

Divulgação / Bundesliga

Dominante durante o jogo inteiro, o Borussia Dortmund venceu o Schalke 04 por 3 a 0 neste sábado (24) e chegou à 4ª vitória na Bundesliga 2020/21.

A equipe controlou totalmente a primeira etapa com 71% de posse e nove finalizações, construindo boas jogadas pelas pontas e explorando uma das maiores deficiências do Schalke na temporada.

Após ter sido consistente na primeira etapa, uma das defesas mais vazadas da Bundesliga 2020/21 mostrou suas fragilidades no 2º tempo e levou dois gols num intervalo de 10 minutos. Akanji fez o primeiro aproveitando rebote do goleiro e Haaland marcou o segundo, em grande jogada individual na tabela com Jadson Sancho. Na reta final, Hummels fez de cabeça e completou a goleada.

Com a vitória, o Borussia chegou a 12 pontos e ocupa a 3ª posição da Bundesliga, atrás do Bayern de Munique (12) e do Leipzig (13). O Schalke 04 segue decepcionando no campeonato com apenas 1 ponto, na vice lanterna do campeonato.

O próximo compromisso do Borussia será pela UEFA Champions League contra o Zenit na próxima quarta-feira (28). O Schalke terá pela frente o Stuttgart pela 6ª rodada da Bundesliga na próxima sexta-feira (30).

O JOGO

Dominante durante todo o 1º tempo, o Borussia Dortmund teve que buscar espaços para tentar vencer a linha de cinco jogadores no meio-campo montada pelo Schalke 04, que entrou com estratégia totalmente defensiva e optou por tentar sair nos contra-ataques quando tivesse oportunidade.

A primeira chance real de gol foi aos 11 minutos, no chute de Jadon Sancho de fora da área após passe de Thomas Meunier desviado pela defesa. Na cobrança de escanteio, Brandt recebeu pelo lado direito e entregou para Haaland chutar com o pé esquerdo, parando na primeira defesa de Rønnow. Utilizando a exploração pelas laterias e aproveitando os espaços que eram concedidos pelo meio, Meunier, Guerreiro e Haaland tiveram oportunidades de finalizar.

No 1º tempo, o principal motivo de preocupação para o técnico Mauel Baum foi a vulnerabilidade do sistema defensivo que estava sendo pressionada pela intensidade do Borussia, “empurrando” as linhas de marcação. Aos 33 minutos, a maior ameaça do Borussia no 1º tempo foi no chute de Dahoud acertando a trave do goleiro adversário aproveitando a sobra concedida pela defesa. Nos minutos finais da primeira etapa, o Borussia tentou pela primeira vez a jogada área, no cruzamento de Meunier pela direta para Reyna concluir com bastante perigo na pequena área.

A situação não foi modificada com o início da 2ª etapa e o Borussia seguiu pressionando o Schalke. Os visitantes suportaram esta pressão até 10 minutos, quando sofreram gol em cobrança curta de escanteio pelo lado direito. Hallanad tabelou com Brandt e deu um passe espetacular para Guerreiro fazer a infiltração e finalizar, parando na defesa de Rønnow. Porém, o goleiro deu rebote e Akanji estava atento ao lance, aparecendo dentro da área para concluir com facilidade e abrir o placar para o Borussia Dortmund.

Logo após definir a jogada do primeiro, Erling Haaland resolveu fazer o segundo gol em jogada individual de muita habilidade. O jovem tocou para Sancho e disparou, sendo mais rápido que cinco defensores do Schalke tirando de Nastasić na entrada da área. Pelo lado direito e sem muito ângulo, o artilheiro conseguiu vencer Rønnow, concluindo no ângulo para encaminhar a vitória mesmo com 30 minutos restantes.

A tabela que havia funcionado com Brandt quase foi bem sucedida quase foi repetida com sucesso aos 23 do 2º tempo. Haaland recebeu do atacante outro passe certeiro (desta vez pela esquerda) e finalizou com muito perigo, parando em boa defesa do goleiro Rønnow. Após a cobrança de escanteio, a bola acabou sendo afastada para fora da grande área permitindo que Delaney acionasse Reyna chutando firme com o pé direito acertando a trave após desvio fundamental do goleiro.

Seguindo com forte pressão depois de alcançar o 2 a 0, o Borussia chegou ao terceiro gol aos 33 e definiu a partida. Em cobrança de escanteio pela direita, Hummels subiu mais que o zagueiro Nastasić e acertou o cabeceio para ampliar o placar e definir a vitória. As alterações do técnico Mauel Baum acabaram não sendo efetivas e sua equipe não finalizou nenhuma vez durante todo o 2º tempo, sendo totalmente dominado pelos adversários.

FICHA TÉCNICA Bundesliga 2020/21 – 5ª Rodada
Borussia Dortmund 3-0 Schalke 04

Data: 24/10/2020, 13:05
Estádio: Signal Iduna Park
Árbitro: Felix Zwayer

Gols: 2T 10′ Akanji (Borussia Dortmund); 2T 16′ Erling Haaland (Borussia Dortmund); 2T 33′ Hummels (Borussia Dortmund)

Substituições – Borussia Dortmund: A.Witsel (M. Dahoud); F. Passlack (G. Reyna); M.Reus (J. Brandt); T.Hazard (J.Sancho); Mateu Morey (Meunier)

Substituições – Schalke 04: A. Kutucu (Gonçalo Paciência); C. Bozdogan (N. Bentaleb)

Borussia Dortmund (4-2-3-1): Roman Bürki; Thomas Meunier, Mats Hummels, Manuel Akanji, Raphael Guerreiro; Dahoud, Delaney; Jadson Sancho, Julain Brandt, Giovanni Reyna; Erling Haaland. Técnico: Lucien Favre

Schalke 04 (5-3-2): Frederik Rønnow; Malic Thiaw, Salif Sané, Matija Nastasić; Ludewig, Harit, Mascarell, Bentaleb, Oczikpka; Gonçalo Paciência, Rabbi Matondo. Técnico: Mauel Baum

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo