Botafogo

Botafogo acerta com Valentín Adamo e fecha a janela com três contratações

Valentín Adamo foi emprestado pelo river Plate-URU ao Progresso, da segunda divisão uruguaia (Foto: Campeonato Uruguaio/Twitter)

Centroavante uruguaio de 21 anos assinará contrato por três anos e meio e custará ao Botafogo cerca de 1,5 milhões de reais

Foto: Campeonato Uruguaio/Twitter

O Botafogo lidera o Brasileiro e vem atropelando todos os adversários que vê pela frente, mas isso não tirou o ímpeto da diretoria em trazer reforços. O Glorioso fez três contratações nesta janela: Diego Hernandéz, Mateo Ponte e Valentím Adamo, todos uruguaios. O último a ser mencionado foi único que ainda não foi anunciado de forma oficial.

+Siga oEsporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook.

QUEM É VALENTÍN ADAMO
Com 21 anos, o centroavante estava emprestado pelo River Plate-URU ao Progresso, da segunda divisão do país. Tratado como joia no futebol uruguaio, Adamo marcou 10 gols em 20 partidas pelo clube uruguaio, mas na maioria dos confrontos saiu do banco de reservas. Com 1,93m e com bom dotes físicos, ele é visto pela departamento de scout do Botafogo como um possível substituto de Tiquinho Soares. O lado negativo fica por conta da adaptação dele ao Brasil. Ainda muito jovem, Adamo tem apenas sete partidas na liga de elite do Uruguai, é improvável ganhe muitos minutos nessa temporada e é esperado que seja mais usado em 2024.

O Botafogo pagou cerca de US$300 mil (R$1,5 milhões na atual cotação) por 80% dos direitos econômicos do jogador. O jovem uruguaio assinará contrato com o clube por três anos e meio até o fim de 2026.

CONTRATAÇÕES DE 2022 X 2023
O estilo de contratações do Glorioso chamam muito a atenção ao comparadas com o mesmo período em 2022. No ano passado o enfoque foi em dar mais “corpo” ao elenco, o Botafogo focou em jogadores que pudessem dar um retorno imediato e que trariam mais experiência a um elenco na época muito jovem. Entre os exemplos estão as aquisições de Tiquinho Soares, Eduardo e Cuesta, todos foram contratados temporada passada e tem mais de 30 anos.

Em 2023 o departamento de futebol do Botafogo deu enfoque em jogadores promissores, que possam agregar tecnicamente mas que também consigam trazer lucro em futuras vendas. Foi o caso de Segovinha, contratado na janela do começo do ano. Todas as contratações do Botafogo na janela do meio do ano são jogadores jovens, com menos de 22 anos e coincidentemente todos provenientes do futebol sul-americano. Diego Hernandéz, Valentín Adamo e Mateo Ponte se juntam a um elenco que ruma ao título brasileiro e que está nas oitavas da Sul-Americana.

O Botafogo vem de uma importante vitória na Sul-Americana diante do Guaraní-PAR por 2 a 1. O próximo confronto do time será neste domingo (6), diante do Cruzeiro, no Mineirão. O alvinegro carioca quer aumentar a folga na liderança, que atualmente é de 12 pontos para o vice-líder Flamengo.

+Leia mais sobre o Botafogo

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo