Automobilismo

FIA anuncia escritório no Rio de Janeiro, primeiro fora da Europa em mais de cem anos

FIA abre novo escritório no Brasil e primeiro fora da Europa em 119 anos

Foto: Divulgação/Formula 1

Nesta quinta-feira (3), a FIA (Federação Internacional do Automobilismo), responsável por gerenciar a Fórmula 1, Fórmula 2, Fórmula 3 e Fórmula E, anunciou que está criando um escritório no Rio de Janeiro, em parceria com a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

+ Verstappen conquista a 8ª vitória seguida e se aproxima de recordes históricos na Fórmula 1

Esta será a primeira agência da entidade fora da Europa desde sua fundação em 1904, além da sede em Paris na França, e as filiais em Valleiry, também no país, e Genebra na Suíça. A notícia foi anunciada nesta última terça-feira no Congresso Americano da FIA, sediado na Guatemala e com presença do presidente da F1 Mohammed Ben Sulayem. O escritório será gerenciado pelo assistente internacional da CBA Renato Corrêa. Ele responderá à vice-presidente de esportes na América do Sul, Fabiana Ecclestone – esposa do ex-chefão da F1 Bernie Ecclestone.

A grande meta deste escritório em terras brasileiras é manter um relacionamento mais próximo entre o mundo do esporte a motor no Brasil com a FIA, apoiar a organização de atividades e promover maior interligação entre dirigentes no Brasil com representantes do automobilismo dentro da federação.

– Este anúncio é a comprovação e o reconhecimento do trabalho que hoje o Brasil tem efetuado, em conjunto com a vice-presidente Fabiana Ecclestone. Foi ela quem defendeu ser a CBA e o nosso Renato o elo para o continente. Estamos muito felizes e honrados – declarou Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Hoje, a FIA promove no Brasil o GP de São Paulo de Fórmula 1, previsto para 5 de novembro deste ano, e o ePrix de São Paulo de Fórmula E. Em anos recentes o país tem contado com uma crescente de pilotos brasileiros nas principais categorias do automobilismo, o piloto brasileiro Enzo Fittipaldi competindo na F2; Gabriel Bortoleto, Caio Collet e Roberto Faria na F3 e Rafael Câmara na Formula Regional Europeia (FRECA), todas organizadas e sancionadas pela federação.

O atual campeão da Fórmula 2 é o paranaense Felipe Drugovich, que ocupa hoje a função de piloto de desenvolvimento da Aston Martin na F1. A elite do automobilismo europeu ainda tem Pietro Fittipaldi como reserva na Haas e último representante do país na categoria, nas duas corridas finais de 2020.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo