O Botafogo vive uma sequência negativa no Campeonato Brasileiro. O Glorioso não vence há seis jogos. Sua última vitória foi na 27ª rodada, no dia 18 de outubro, diante do América-MG, no Independência. Apesar da fase ruim e da queda brusca de rendimento, o torcedor alvinegro ainda pode ter motivos para acreditar no título.
BOTAFOGO DEPENDE DE SI
O Glorioso segue dependendo de si para conquistar o título brasileiro. Na vice-liderança, com 60 pontos, o Botafogo tem um jogo a menos em relação ao líder Palmeiras, que tem 62 pontos. Caso o Alvinegro Carioca vença a partida atrasada diante do Fortaleza na quinta-feira, não só volta para a liderança, como passa a depender apenas de si para ser campeão.
CHEGADA DE TIAGO NUNES
O Botafogo vai para seu quinto comando diferente nessa temporada. Dessa vez, quem chega na reta final para comandar a equipe é o técnico Tiago Nunes. Sua missão não é fácil, mas o novo comandante alvinegro conta com sua experiência e inteligência para buscar o título. O treinador gaúcho se destacou por montar equipes equilibradas e competitivas. Conquistou títulos de expressão com o Athletico-PR, como a Sul-Americana de 2018 e a Copa do Brasil de 2019.
Seu modelo de jogo preza muito pela posse de bola, ter um time ofensivo e organizado defensivamente. Gosta de uma saída sustentada com os defensores e sempre muito vertical; sua forma de atacar é em velocidade e muita mobilidade; busca também fazer uma pressão na saída de bola do rival.
+Antes do título: O que o Botafogo precisa para garantir vaga na Libertadores 2024
RENOVAÇÃO DE AMBIENTE
A chegada de um novo treinador sempre mexe com o elenco. As constantes trocas no comando do Botafogo deram uma bagunçada no ambiente. Bruno Lage chegou com status de técnico europeu, para dar continuidade ao trabalho de Luís Castro. Mas a sequência negativa, queda de desempenho da equipe e escalações complexas, fizeram diretoria e jogadores perderem a confiança, culminando em sua saída.
Após saída de Lage, Lúcio Flávio assumiu o comando, com o auxílio de Joel Carli. Nos primeiros dois jogos conquistou duas vitórias, uma delas no clássico contra o Fluminense. Porém, engatou uma sequência negativa, com queda de rendimento da equipe e perda da liderança do campeonato. Sua continuidade no cargo ficou insustentável.
Com a chegada de Tiago Nunes, a tendência é que os jogadores se reanimem e deem o último gás para a conquista do título. O novo comandante deve dar oportunidade para nomes que não vinham jogando com frequência, como o goleiro Gatito Fernández e o zagueiro Philipe Sampaio.
DATA FIFA PODE TER SIDO UMA ALIADA
O período de partidas das seleções pode ter sido um aliado crucial para o time que precisa sair da má fase e contou com a chegada do técnico Tiago Nunes. O novo comandante alvinegro ganhou 10 dias de trabalho sem jogos para focar totalmente na preparação tanto para o duelo contra o Fortaleza, como para a reta final do Brasileirão.
Esse tempo também, pode ter servido para acalmar um pouco os ânimos e reanimar o elenco nessa reta final de campeonato. Além disso, o único jogador convocado foi o goleiro Lucas Perri, que não entrou em campo e já está no Rio de Janeiro desde a última sexta-feira, já que a Seleção enfrenta a Argentina no Maracanã nesta terça.
Claro que todos esses fatores não são garantem o título, mas ajudam nesse período conturbado que o Botafogo vem passando. O Glorioso volta a campo na próxima quinta-feira (23), às 19h, no Castelão. A partida atrasada é válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
+Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Youtube e Facebook