Na noite da última quinta-feira (10), o Botafogo derrotou o Santos por 3×0, em uma das melhores partidas, se não a melhor, do Glorioso na temporada. Com um show de Lucas Fernandes, o clube carioca chega na última rodada dependendo somente de si para se classificar à Libertadores, e pode, até mesmo, chegar na fase de grupos de maneira direta.
Na 38ª rodada, o adversário será o Athletico, na Arena da Baixada. Como visitante, o Botafogo é o segundo melhor time do Brasileirão, atrás somente do campeão Palmeiras. Em caso de vitória, o Alvinegro garante a Libertadores e ultrapassa o próprio Furacão. Para a fase de grupos, ainda dependerá de um tropeço do Atlético-MG, que enfrenta o Corinthians fora de casa.
Como já está no G8, o Botafogo também pode se classificar em caso de tropeço, mas dependerá de uma combinação de resultados. América-MG, Fortaleza e São Paulo não podem vencer seus jogos. Com um empate, o Glorioso já não pode ser ultrapassado pelo Tricolor Paulista, que enfrenta o Goiás, fora de casa. Os mineiros e os cearenses enfrentam Atlético-GO (casa) e Santos (fora), respectivamente.
Para a partida decisiva, além dos que já estão fora por lesão, o Botafogo não terá Gabriel Pires, suspenso. Por outro lado, o técnico Luís Castro terá os retornos de Marçal e Victor Sá, que voltam de suspensão.
O Botafogo não disputa a Libertadores desde 2017, quando chegou nas quartas de final. O confronto decisivo, contra o Athletico, está marcado para o próximo domingo (13), às 16h.