Copa do Mundo - Qatar 2022

Gotze comenta retorno à Seleção Alemã e lembra gol do título em 2014

Foto: Divulgação / Eintracht Frankfurt

O meia Mario Gotze foi lembrado na convocação do técnico Hansi Flick para a Copa do Mundo do Catar e terá a oportunidade de disputar o Mundial pela segunda vez em sua carreira. Na primeira, em 2014, o jogador marcou o gol do título diante da Argentina, na final disputada no Maracanã. Agora mais experiente, Gotze lembrou do feito que conseguiu naquela Copa do Mundo e falou também sobre o seu retorno à seleção.

— Quando você consegue fazer algo importante ainda tão novo, há sempre a tentação de pensar: E agora? O que resta alcançar? Se eu pudesse reescrever a história, preferia ter feito o gol do título aos 35 anos. Depois disso eu pararia de jogar — disse Gotze, lembrando também dos dias seguintes ao grande feito em 2014.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

— Tive apenas 20 dias de férias e depois comecei de novo com o Bayern de Munique. Nós jogamos um jogo da copa uma semana depois. Há quatro semanas estava ganhando a Copa do Mundo e agora estava jogando contra um time da terceira divisão em um jogo da copa. Foi bem estranho — admitiu Gotze.

Depois de ter surgido como uma grande promessa no Borussia Dortmund, o jogador resolveu aceitar o desafio de defender o Bayern de Munique. O gol na decisão em 2014 trouxe uma nova realidade a Gotze, que até conseguiu atuações consistentes no período. No entanto, na temporada 2015/16, foram apenas 21 jogos disputados e seis gols marcados em toda a temporada. O desempenho ruim fez o Bayern de Munique o deixar de lado e a saída foi um retorno ao Borussia Dortmund.

Após mais quatro temporadas no time que o formou, Gotze ainda não conseguia o desempenho que o destacou anos antes, até que, pela primeira vez na carreira, deixou o futebol alemão. Foram duas temporadas no PSV Eindhoven, da Holanda, aonde ele conseguiu se recuperar dentro do esporte.

— Só precisava jogar para recuperar o ritmo. Após 10 anos, saí da Bundesliga e foi uma grande experiência. Quando olho para trás agora, o que eu diria para o meu eu mais jovem é isso que eu tinha quando estava tentando treinar. Fazer mais a cada dia, trabalhar em mim mesmo, trabalhar com segurança… mas você não pode esquecer também, o tempo muda — finalizou Gotze.

Atualmente no Eintracht Frankfurt, o jogador vem sendo titular da equipe e já disputou 22 partidas na temporada. Pela Seleção Alemã, Gotze não disputava uma competição oficial desde 2016, quando fez parte do elenco que disputou a Eurocopa. Aos 30 anos, o meia espera ser importante na orientação aos mais jovens no processo de renovação da Alemanha.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo