Na tarde da última quinta-feira (18) aconteceu o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil na sede da CBF. Foi definido que o adversário do Botafogo será o Bahia, as equipes se enfrentam nas semanas do dia 31 de julho e do dia 7 de agosto, com a partida do jogo de ida sendo disputada no Estádio Nilton Santos e a vaga vai ser decidida na Arena Fonte Nova.
As duas equipes já se enfrentaram outra vez também pelas oitavas da Copa do Brasil do ano de 1990. Na ocasião, o Tricolor levou a melhor e saiu classificado, vencendo o primeiro jogo por 1 a 0 e um empate por 1 a 1 no jogo da volta garantiu a classificação para o time baiano. No retrospecto geral do confronto, o Bahia também leva vantagem, em 55 partidas, são 21 vitórias para o tricolor, 17 vitórias para o Botafogo e 17 empates.
A partida mais recente entre os dois times ocorreu no dia 5 e maio de 2024, no Estádio Nilton Santos. Em partida válida pela rodada cinco do Campeonato Brasileiro, o Bahia levou a melhor sobre o Glorioso e venceu a partida por 2 a 1, Everaldo abriu o placar para o time visitante e Jeffinho empatou para o Alvinegro. O centroavante Rafael Ratão entrou no final da partida e fez o gol que garantiu a vitória para o Tricolor baiano.
Em entrevista concedida na zona mista, John Textor falou sobre o adversário do Botafogo nas oitavas de final, afirmando que é um confronto difícil:
– Adversário difícil. Eu falei muito do Bahia hoje, eles são uma equipe bem treinada, estão prontos, eles estão jogando bem e vamos ter que assistir com o resto do mundo. Está com o técnico e os jogadores, sou apenas um torcedor. – declarou o dono da SAF.
Antes desse compromisso pela Copa do Brasil, o Glorioso tem três partidas pelo Campeonato Brasileiro. A equipe vai enfrentar o Internacional neste sábado, no Nilton Santos, às 18:30 (de Brasília). Na quarta-feira (24) o Alvinegro visita o São Paulo, no Morumbis, jogo será realizado às 19:30. No dia 27 de julho, o Botafogo recebe o Cruzeiro, às 21:30.