Nesta terça-feira (30), às 21h30 (de Brasília), o Botafogo enfrenta a Portuguesa-RJ pela quinta rodada do Campeonato Carioca. Até aqui, o Glorioso se mantém em uma boa posição na tabela, as ainda não teve uma grande atuação para convencer o torcedor de que pode brigar por títulos nesta temporada. Dessa forma, além de somar três pontos, o time precisa melhorar o rendimento dentro de campo.
Em quatro rodadas, foram três vitórias e uma derrota, sendo metade dos jogos com um time alternativo. O resultado negativo, contudo, veio justamente em um jogo com os titulares, contra o Boavista. Apesar de ainda ser início de temporada, a torcida alvinegra esperava um rendimento melhor ao longo das semanas.
O nível do elenco ainda está distante do ideal. Enquanto o Botafogo tenta resolver a situação de Luiz Henrique e Matheuzinho, Tiago Nunes segue improvisando em alguns setores, como o volante Danilo Barbosa na zaga e o atacante Victor Sá no lado invertido.
Para enfrentar a Portuguesa-RJ, a formação com três zagueiros deve ser mantida. A escalação provável do Botafogo é: Gatito; Danilo Barbosa, Lucas Halter, Barboza; Júnior Santos (Victor Sá), Marlon Freitas, Tchê Tchê, Hugo; Eduardo (Savarino), Jeffinho e Tiquinho Soares.
Do outro lado, a Lusa está na quarta colocação, sendo a melhor campanha entre os clubes de menor investimento até aqui. Em outros confrontos contra os grandes, a equipe fez jogo duro na derrota contra o Fluminense e arrancou um empate diante dos reservas do Flamengo. Ainda sem Hernane, lesionado, o time tem Romarinho como destaque.