Nesta quarta-feira (18), o Botafogo enfrenta o América-MG pela 27° rodada do Campeonato Brasileiro. Após uma vitória imponente no clássico contra o Fluminense, o Glorioso parece ter voltado aos melhores dias da temporada, mas precisa superar um grande tabu para manter a boa fase, já que nunca derrotou o Coelho como visitante, no torneio.
No Brasileirão, são seis triunfos do América-MG e quatro empates em Minas Gerais. Adversário indigesto, o clube mineiro não coleciona grandes campanhas no torneio, mas costuma ser uma pedra no sapato. Mesmo em casa, o Botafogo já teve problemas contra o Coelho, como no ano passado.
A única vitória como visitante do Botafogo no confronto veio em 2015, pela Série B. Em um confronto direto pelo acesso, o Alvinegro venceu de virada por 2×1, gols de Carleto e Neilton.
Desta vez, o duelo coloca, literalmente, equipes em situações opostas na tabela. Enquanto o Botafogo é o líder isolado, o América-MG é o lanterna da competição, e precisa de uma sequência improvável para se salvar do rebaixamento. Para se ter uma ideia, mesmo que vença todas as rodadas e os cariocas percam todas, o Coelho já não tem chances de alcançar o Alvinegro no momento.
Sob o comando de Lúcio Flávio, o Botafogo busca manter a retomada do bom futebol após a saída de Bruno Lage. Com 55 pontos, a equipe lidera o Campeonato Brasileiro com nove pontos de vantagem para o segundo colocado.