Em jogo disputado pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo perdeu para o Avaí no Estádio Nilton Santos. O time começou a partida pressionando, com um bom volume de jogo e criando boas oportunidades, mas no fim do primeiro tempo, o lateral Kevin, ex-botafoguense, fez valer a “lei do ex” e marcou em cobrança de falta o gol que deu a vitória ao time Avaiano.
No primeiro tempo, o Botafogo parecia apresentar alguma evolução em comparação ao jogo da última rodada, contra o Palmeiras. É certo que contra um adversário tecnicamente mais fraco em relação ao anterior e jogando em casa, já era de se esperar uma atuação um pouco melhor do time de Luís Castro. Apesar da baixa qualidade técnica dos dois times, ambos os treinadores na beira do campo possuem estratégias de jogo parecidas, a de manter um jogo propositivo, mesmo que com um elenco recheado de jogadores limitados.
Com isso, o que se viu em campo foram dois times com dificuldade de criar, mas o Botafogo superior por ter uma equipe tecnicamente melhor, mas ainda assim com muitas dificuldades. O time rodava a bola, mas sem conseguir criar chances muito claras. No primeiro tempo, teve uma, mas Erison desperdiçou frente a frente com o goleiro. Alguns minutos depois, o Botafogo sofreu com a “lei do ex”, em cobrança de falta de Kevin, que foi no limite do gol do Gatito, não dando chances para o goleiro alvinegro.
No segundo tempo, o Botafogo também não conseguiu ser efetivo e encontrou dificuldades para atacar o Avaí, que não precisou fazer muito esforço para segurar o resultado, já que atacou muito pouco depois do gol e mesmo não tendo uma marcação forte, não sofreu com os ataques do Bota. As melhores chances ofensivas do time alvinegro estavam sendo com Vinicius Lopes, pelo lado direito, mas isso acabou quando o treinador o deslocou para a lateral e colocou Chay em sua posição, a partir daí, o time não criou mais muitas coisas.
O ambiente no estádio era ruim. A torcida, que no início cantava em apoio ao time e vaiava Bruno Silva, ex-atleta do Botafogo, começou a vaiar o time. O canto de “time sem vergonha”, ofensas a Luís Castro e gritos de “olé”, quando o Avaí tocava na bola, tomaram conta do estádio. No fim do jogo, o Bota teve uma chance de empatar em cobrança de falta, após Bruno Silva dar dura entrada em Chay e ser expulso. Mas nada aconteceu no lance, e a partida acabou com derrota do time da casa.
Com a vitória, o Avaí chegou a 14 pontos subiu para a 10ª posição na tabela e volta a campo na quinta-feira, contra o Fortaleza, às 19:00, na Ressacada, onde o time tentará manter a boa sequência. Já o Botafogo, se manteve com apenas 12 pontos e entrou na zona de rebaixamento, terminando a rodada em 17º lugar. O time volta a campo na quinta feira, contra o São Paulo, às 16:00, no Estádio Nilton Santos.